Introdução

Selo
Cedida pelo governo federal americano
O selo do U.S. Marshals Service
A U.S. Marshals Service é a mais antiga agência de policiamento dos Estados Unidos. Com responsabilidades que englobam quase tudo que envolva tribunais federais, leis federais ou fugitivos federais, os oficiais do U.S. Marshals fornecem um serviço crucial que muitas vezes não é tão conhecido quando comparado a outras agências maiores, como o FBI e a ATF. Sua história envolve períodos em que eram os únicos guardiães da lei e da ordem em certas partes do país, e atualmente seus esforços ainda são de extrema importância.

Neste artigo, vamos estudar a história dos oficiais do U.S. Marshals Service, o que seu trabalho realmente os obriga a fazer e como essa agência é organizada.

História
Na primeira vez em que o Congresso americano se reuniu, foi aprovada a Lei Judiciária de 1789. Esta lei nomeou os tribunais federais e um serviço policial para os proteger e cumprir suas decisões. Foi aí que o U.S. Marshals Service nasceu.

Durante grande parte de sua existência, os oficiais do USMS estiveram sempre em posições difíceis, já que o conflito entre os direitos dos estados e o poder federal sempre esteve presente, chegando ao ponto de explodir e fazer o país entrar em Guerra Civil. Na maior parte do país, os oficiais do USMS eram os únicos representantes do poder federal e, com freqüência, tinham de fazer valer leis extremamente impopulares, o que os colocava contra seus próprios amigos e vizinhos. Impostos federais, as leis de Sedição e Imigrantes (que eram inconstitucionais) e as leis relacionadas à escravidão colocaram os Marshals em conflito com seus próprios compatriotas. Na verdade, a escravidão foi uma faca de dois gumes para os U.S. Marshals. No sul dos Estados Unidos, era necessário fazer cumprir banimentos a importações de escravos, o que obviamente os tornava muito impopulares com os sulistas. Já no norte, eles tinham de prender cidadãos que ajudassem escravos a fugir, fazendo valer as leis de fuga de escravos que os abolicionistas do norte tanto detestavam.

Na segunda metade do século XIX, o USMS deixou sua marca na história, tornando-se extremamente conhecido por suas participações no "Velho Oeste". Nas cidades de fronteira do oeste norte-americano, onde praticamente não existiam leis, mais uma vez os oficiais eram os únicos defensores das leis federais (e, na verdade, de quaisquer outros tipos de leis). Dessa vez, no entanto, a maioria das pessoas apreciava a segurança e a estabilidade que eles podiam levar para a cidade, limitando todas as atividades dos fora-da-lei que vagavam pelas planícies. Foi este o motivo que tornou os oficiais tão conhecidos. Seus distintivos prateados em forma de estrela viraram o símbolo de vários mocinhos dos filmes de faroeste. Sempre que um oficial precisava de ajuda extra, ele formava um grupo de civis e nomeava todos os homens do local que desejassem ajudar.

 

Frank
Cedida pela Biblioteca do Congresso
Juíz Frank Murphy da Suprema Corte dos EUA

Mas no começo do século XX, o USMS chegou perto da obscuridade. Embora ainda agissem nos casos e tribunais federais, seus cargos eram quase todos ocupados por velhos policiais próximos da aposentadoria. Sua reputação era a de que estavam fora de forma e eram idiotas. Isso só mudou quando o promotor-geral Frank Murphy assumiu o Departamento de Justiça dos EUA. Em 1939, ele começou o processo de profissionalização do USMS, atualizando o treinamento e os requisitos de contratação, melhorando o desempenho do serviço e sua imagem.

Os oficiais do USMS tiveram papéis essenciais na história americana ao acompanhar estudantes negros a escolas de brancos no sul, quando a Suprema Corte ordenou o fim da segregação, e ao brigar com protestantes anti-guerra durante a Guerra do Vietnã. O USMS moderno é um elo vital da cadeia de comando federal.

Acompanhamento
Cedida pela Biblioteca do Congresso
James Meredith, ao caminhar até a aula na Universidade do Mississipi, é acompanhado por oficiais do USMS

Em 2007, foi anunciado que Fort Smith, no estado de Arkansas, seria o lar do museu permanente do USMS. [Fonte:
U.S. Marshals].

 

O distintivo

Distintivo
do Governo Federal Norte-Americano
Distintivo do USMS
O já clássico distintivo da estrela prateada de seis pontas é um objeto familiar para qualquer fã de Tom Mix ou John Wayne. Na verdade, até 1941, era possível ver uma grande variedade de distintivos para os oficiais do USMS, já que cada distrito criava o seu. Era possível encontrar distintivos em formato de escudos, círculos e estrelas dentro de círculos. Com os anos, eles foram evoluindo para o distintivo atual: uma estrela prateada dentro de um círculo, que é usada com as credenciais de oficiais ou representantes. Aqui, é possível ver vários exemplos de distintivos que existiram no decorrer da história: USMarshal.gov.