Samânidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Império Samânida
Samânidas

Império

Blank.png
819 – 999 Ghaznavid Empire 975 - 1187 (AD).PNG
 
Blank.png
 
Blank.png
Continente Ásia
Capital Samarcanda
Bucara
Língua oficial Persa
Religião Islamismo sunita
Governo Não especificado
Emir
 • 819-855 Iáia ibne Assade
 • 999 Abdal Malique II
Período histórico Idade Média
 • 819 Fundação
 • 999 Dissolução

O Império Samânida (em persa: سامانیان) foi o primeiro Estado de origem iraniana a controlar a Ásia Central e o leste do Irã desde a invasão árabe e o colapso do Império Sassânida. Seu nome é devido ao fundador da dinastia, Samam Coda. Os samânidas, considerados como os primórdios da nação tajique, governaram por 102 anos um território que incluía o Coração, Rei, a Transoxiana, o Tabaristão, Carmânia, Gorgam e a região a oeste até a província de Ispaã. Estabeleceram Samarcanda, Bucara e Herate como suas capitais e reavivaram a língua e a cultura persas. Em 999, o império foi conquistado pelo Emirado Caracânida.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.