Especiarias

Como Plantar Salsinha

A salsinha é a erva aromatica mais popular de todo o mundo. Ela já é cultivada a mais de 300 anos por todo o mundo.

Ela acompanha diversos pratos de cozinha, sendo indispensável em praticamente qualquer tipo de cozinhado que se faça na nossa cozinha.

Tendo em conta que ela é a erva aromática mais famosa de todo o mundo é óbvio que não vamos deixar para trás a oportunidade de o/a ajudar a plantar salsinha na sua própria casa, da forma mais simples e rápida possível!

Esta planta cresce rapidamente pelo que será um processo bastante simples. Apenas alguns minutos do seu tempo vão ser o necessário para ter uma plantação de salsa de sucesso, por isso não existe motivo para perder a oportunidade de cultivar casinha, não é mesmo?

Vamos aprender a cultivar através de sementes, é o jeito mais comum e mais simples de todos.

Informações relativas à salsinha

É uma planta bienal que, no primeiro ano, forma uma roseta de folhas muito divididas, alcança de 10 a 25 cm de altura e possui talos que podem chegar a exceder 60 cm, com floríferos de 1 a 3 cm e um tubérculo usado como reserva para o inverno. Wikipedia

O salsa não é apenas uma simples erva aromática para os nossos cozinhados, ela tem também muitos outros usos que nos trazem excelentes benefícios para a saúde.

O chá de salsa é um dos chás mais famosos do mundo, se ainda não experimentou recomendo que o experimente o mais depressa possível pois os efeitos são sensacionais!

Ela ajuda a emagrecer, reduz a pressão arterial, luta contra a anemia de forma incrível, ajuda em vários tipos de inflamações, na asma, artrite e muito mais!

Sem mais demoras vamos lá aprender a semear as nossas sementes de salsinha!

Como Plantar Salsinha

Tal como temos feito nos nossos outros tutoriais vamos ajudar a plantar salsa através de um tutorial em texto seguido de imagens para que todo o processo se torne mais simples e prático para você.

Siga os passos abaixo, vamos lá começar!

Primeiro passo: Preparar as sementes

Este passo é o mais importante e onde tudo começa!

O que tem de fazer é  arranjar as sementes de salsinha que pretende e coloca-las num recipiente com um guardanapo sumido no fundo.

Ou seja, peca num pano/guardanapo e encharca-o e depois coloca no fundo do recipiente. Após isso deite as sementes de salsa por cima e deixe-as lá por 7 a 15 dias, num local resguardado sem grande exposição ao sol.

As suas sementes vão ficar como as da imagem abaixo:

como plantar salsinha

Sementes de salsinha após 14 dias

Este processo inicial vai facilitar a sua germinação, assim terá muitas mais probabilidades da salsinha nascer bem forte e saudável.

Muitas pessoas optam por deitar as sementes de imediato para a terra, mas eu não recomendo isso, recomendo sempre fazer esse processo de deixar em água durante 7 a 15 dias, é um processo simples que faz toda a diferença.

Segundo passo: Escolher o local adequado

Em praticamente todas as outras plantas existiam diversos passos para começar a sua plantação, mas a salsa é bem simples!

Terá de preparar um terreno para a colocar, poderá utilizar um recipiente ou cultivar num terreno que tenha.

A única coisa que tem de ter em atenção é que o terreno seja bem drenado e sem raízes de outras plantas, pedras, paus e outros objetivos que possam impedir o seu crescimento.

Quando tiver o local ideal pode começar! Nós optamos por um simples recipiente para começar!

Terceiro passo: Plantar as sementes da salsinha

Agora que já temos o local para plantar temos de começar!

O processo é bem simples, basta espalhar as sementes pela terra de forma uniforme e após isso cobrir um uma cama de 1 a 2 centímetros de terra por cima.

E fica feito! Após isso é só esperar que cresça, não esquecendo de regar claro!

Veja como vai ficar a sua salsa após 3 semanas de plantada:

cultivar salsinha

Salsinha após 3 semanas

Apenas com 3 semanas ela já fica enorme! Mas com o passar do tempo ela vai crescendo ainda mais e mais! Basta manter o terreno um pouco húmido e deixar ao sol durante grande parte do dia que a salsa desenvolve-se sozinha de forma simplesmente sensacional!

Quarto passo: Esperar e consumir!

É apenas isso amigos, o passo a passo está terminado!

Agora basta esperar que dentro de 1 a 2 meses terá a sua salsinha com um tamanho considerável, pronta a consumir, sem agrotóxicos nem nenhum produto químico que os mercados costumam colocar nela!

Lembre-se apenas de não deixar o terreno seco durante muito tempo e coloca-la ao sol durante o dia, e não é preciso mais nada. 🙂

Vídeo extra: Como plantar salsa

Para facilitar todo o processo queremos deixar um link de um vídeo do youtube muito importante, onde mostra todo este passo a passo em vídeo.

Tal como fizemos com o artigo de como plantar coco, as imagens deste tutorial foram retiradas de um vídeo do Youtube, por isso vamos lhe dar os devidos créditos e publicar aqui em baixo que até lhe pode facilitar o trabalho de cultivar a nossa salsinha orgânica.

Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em deixar um comentário no site, teremos todo o prazer em lhe responder o mais depressa possível.

Abraço e muito boa sorte com a sua plantação! 🙂

Como Plantar Salsinha
4.6 (91.11%) 9 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder