Actualizado 16h40 – 16/07/2020

0 ENTRADOS

0 RASTREADOS

0 TESTADOS

0 QUARENTENA EM SEGUIMENTO

0 POSITIVOS COVID-19

0 NEGATIVOS COVID-19

0 ÓBITOS

0 RECUPERADOS

Últimas Notícias

Moçambique regista 53 novas infecções pelo novo Coronavírus

O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou esta tarde, 16 de Julho, mais 53 casos positivos de infecção pelo novo Coronavírus, […]

Read more
Ilesh Jani orienta palestra sobre COVID-19 no Millennium Bim

O Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, orientou na tarde desta quarta-feira, 15.07, uma palestra sobre a […]

Read more
Millennium BIM
Reforçado material de testagem da Covid-19 no país

Foi reforçada esta quarta-feira, 15 de Julho, o stock do material de testagem da Covid-19 no país, com a entrega […]

Read more

Perguntas & Respostas

Nesta secção encontre as Perguntas Frequentes (FAQ’s),
regularmente actualizadas, recolhidas a partir das redes sociais
do Instituto Nacional de Saúde.

1. O que é um coronavírus?

2. O que é COVID-19?

3. Quais são os sintomas da COVID-19?

4. Como é que se espelha a COVID-19?

As pessoas podem contrair a COVID-19 de outras pessoas infectadas pelo vírus. A doença pode espalhar-se de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas que se espalham saindo do nariz ou da boca quando uma pessoa com COVID-19 tosse, expira, fala ou canta. Essas gotículas pousam em objectos e superfície em volta da pessoa, então, quando outras pessoas tocam nesses objectos ou superfície e depois tocarem nos olhos, no nariz ou na boca aí contraem contrair COVID-19. As pessoas também podem contrair a COVID-19 se inspirarem as gotículas que saem quando uma pessoa com COVID-19 tosse, expira, fala ou canta. Este é o motivo por que é importante ficar a mais de 1 metro (3 pés) de uma pessoa doente.

A OMS está a avaliar pesquisas em curso sobre as formas como o coronavírus é espalhado e continuará a partilhar descobertas actualizadas.

5. É possível que o vírus causador da COVID-19 seja transmitido pelo ar?

6. Qual é a probabilidade de eu contrair a COVID-19?

O risco depende de onde você vive ou de onde viajou recentemente. O risco de infecção é maior em áreas onde várias pessoas foram diagnosticadas com COVID-19. Mais de 95% de todos os casos do COVID-19 estão a ocorrer na China, sendo a maioria dos casos na província de Hubei. Para as pessoas na maioria das outras partes do mundo, actualmente o risco de contrair a COVID-19 é baixo; no entanto, é importante estar ciente da situação e dos esforços de prontidão em sua área.

A OMS está a trabalhar com as autoridades de saúde da China e do mundo para monitorar e responder aos surtos da COVID-19.

7. Quem está em risco de desenvolver doenças graves?

8. São eficazes os antibióticos na prevenção ou tratamento da COVID-19?

9. Existe uma vacina, medicamento ou tratamento para a COVID-19?

Ainda não. Até agora, não existe vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a COVID-2019. Contudo, as pessoas afectadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doença grave devem ser hospitalizadas. A maioria dos doentes com COVID-19 recupera-se com medidas básicas  de apoio.

Possíveis vacinas e alguns tratamentos medicamentosos específicos estão a ser investigados. Estão a ser testados através de ensaios clínicos. A OMS está a coordenar esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar a COVID-19.
As formas mais eficazes de proteger a si e aos outros contra a COVID-19 são: lavar frequentemente as mãos, cobrir a boca e o nariz com a curva do cotovelo ou lenço  ao tossir ou expirar, manter uma distância de pelo menos 1 metro (3 pés) das pessoas. Para mais informações, vide as medidas básicas de protecção contra o novo Coronavírus.

10. Quanto tempo leva a incubação da COVID-19?

11. Quanto tempo o vírus sobrevive na superfície?

Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa o COVID-19 sobrevive na superfície, mas parece comportar-se como outros coronavírus. Estudos sugerem que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus COVID-19) podem persistir na superfície por algumas horas ou até vários dias. Isto pode variar em diferentes condições (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou humidade do ambiente).

Se achar que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com um desinfectante simples para matar o vírus e proteger a si e aos outros. Limpe as mãos com um álcool em gel ou lave-as com água e sabão. Evite tocar nos olhos, na boca ou no nariz.

12. Existe algo que eu não devia fazer?

As seguintes medidas NÃO são eficazes contra o COVID-2019 e podem ser prejudiciais:

  • Fumar
  • Tomar remédios tradicionais à base de plantas
  • Usar várias máscaras
  • Tomar automedicação, como antibióticos
De qualquer forma, se tiver febre, tosse e dificuldades respiratórias, procure cuidados médicos com antecedência para reduzir o risco de desenvolver uma infecção mais grave e partilhe seu histórico de viagens recente com o seu médico.

Subscreva-se para receber informações sobre a COVID-19


Destaques