Balsemão, Francisco José Pereira Pinto (n. 1937)

17.PintoBalsemaoPrimeiro-ministro português em 1981-1985. Um dos três fundadores do PPD. Criador do semanário “Expresso” e da estação televisiva SIC. Chamado o Berlusconi português. Adjunto de Kaúlza de Arriaga, quando este foi subsecretário de Estado da Aeronáutica em 1960-1961. Chega a estar ligado a Adriano Moreira em 1965, nos tempos da fundação da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. 

Deputado da ala liberal em1969-1973. Funda o semanário Expresso em 1973. Tem, então, como principal colaborador, Marcelo Rebelo de Sousa.Membro português do Clube de Bildberg. Fundador do Partido Popular Democrático em 3 de Maiode 1974. Sem nunca assumir uma posição de formal dissidência durante a liderança de Sá Carneiro, distancia-se deste nos tempos pós-revolucionários, em nome de uma vaga posição de esquerda, dita verdadeiramente social-democrata. É assim que aparece como um dos animadores do CERESD e que vai invocando Bernstein. No entanto, acaba por alinhar com a Aliança Democrática e integra o primeiro governo da coligação. Sucede a Francisco Sá Carneiro, depois da morte deste, em 4 de Dezembro de 1980, como presidente do PSD e primeiro-ministro.

Chefia os dois últimos governos da Aliança Democrática. Depois dessa passagem pelo governo, volta aos negócios da comunicação social, reforçando o respetivo grupo pela fundação da principal estação privada de televisão, a SIC, tornando-se num dos homens fortes da comunicação social portuguesa.