A cultura do cancelamento e como o evangelho supera essa desgraça

Você já foi alvo de algum hater que proferiu alguma calúnia, fofoca ou difamação? Você já foi um hater caluniador ou alguém que cedeu ouvidos a calúnias contra alguém? Existe um péssimo hábito na cultura brasileira que é falar sobre a vida alheia… as vezes isso acontece até para puxar um assunto em uma roda de amigos. Não é por menos que vemos muitos programas e personagens dedicados em fazer fofocas, causar intrigas, etc.

A ascensão da cultura do cancelamento não vem do nada, pelo contrário ela é filha da calúnia, difamação, inveja, fofoca. Suas raízes são diabólicas porque ele é o acusador e causador de intrigas desde o começo…

Infelizmente este é o padrão da era secular onde o indivíduo está acima de todas as coisas e se vê na condição de julgar e falar o que quiser. Entretanto isso se torna um grande problema para quem confessa ser um cristão e infelizmente essa tem sido a prática de muitos. A difamação é pecado, ela é resultado de um coração distante de Deus, coração que busca seus próprios interesses e não por estar tão focado em si, não consegue dimensionar os impactos que isso tem não só para o alvo da calúnia, mas na maioria das vezes impacta pelo menos (no mínimo) três pessoas:

  1. O caluniador;
  2. Quem cede os ouvidos e não confronta;
  3. O Caluniado.

Interessante notar que o termo usado no Novo Testamento para caluniador é διαβολος (diabolos) que segundo um dicionário bíblico significa “dado a calúnia, difamador, que acusa com falsidade, caluniador, que faz falsas acusações, que faz comentários maliciosos”.

Infelizmente, para a minha vergonha já experimentei as três situações e fui impactado pelos efeitos de cada uma delas. Tive que aprender e venho aprendendo os impactos disso tanto na minha vida e devoção quanto nas implicações sociais e eclesiásticas que isso traz.

Provérbios 16.28 diz que “o homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos”. Pode ser que você esteja vivendo essa realidade em algum nível e talvez não saiba o que fazer ou até esteja sem coragem para tomar uma atitude que agrade ao Senhor.

A boa notícia é uma vez tendo a compreensão correta do evangelho as três pessoas (ou as demais envolvidas) podem desfrutar do perdão em Cristo e uns pelos outros, independente do estrago que isso tenha causado. Entretanto é necessário temor e obediência a Deus para reconhecer os pecados, confrontar o pecador e liberar perdão.

Entenda quais são as ações práticas para vencer as calúnias, fofocas e difamações:

1. Caluniador

Se por algum motivo você deixou a sua carnalidade dominar suas atitudes e pensamentos, peça ajuda do Espírito Santo, arrependa-se e abandone este pecado. Em seguida, na dependência do Senhor e com humildade, retrate com as pessoas que foram envolvidas. Tenha coragem, siga os princípios da das Escrituras:

Paulo diz em Efésios 4:25: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros“.

Um pouco mais à frente o apóstolo diz: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe (podre), mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem“. Efésios 4:29

Você tem tudo que precisa para retratar o seu pecado, mesmo que não mude os efeitos que isso tenha causado. Seja obediente a Deus e faça isso o quanto antes.

2.Quem cedeu ouvidos a não confrontou

Se alguém te procurou para caluniar outro irmão em Cristo, você está literalmente no centro da calúnia e tem a responsabilidade de não ceder seus ouvidos para o caluniador. Pelo contrário, você a responsabilidade de confrontá-lo em amor. Ao invés de prosseguir com o mal e envolver outras pessoas, seja um promotor do bem e da paz.

Além do mais, lembre-se que como alguém já disse: “quem fala mal de alguém para você, falará mal de você para alguém”. Seja corajoso, siga o conselho das Escrituras:

O sábio diz em Provérbios 12:20 que “no coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria”.

Em Gálatas 6:1, concluindo a sua instrução aquela igreja, Paulo dá uma instrução prática que deve ser sempre levada em conta: “irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado”.

Você tem tudo o que precisa para repreender e cancelar o ciclo malicioso. Seja obediente a Deus e faça isso o quanto antes.

3. Caluniado

Se você de alguma forma tem sofrido por conta de calúnia, difamação, fofoca, cancelamento, etc. lembre-se que esta é uma boa hora para colocar em prática as virtudes cristãs. C.S Lewis diz: “Todos dizem que o perdão é uma ideia maravilhosa até que elas tenham algo para perdoar”.

Pode parecer difícil e o estrago gerado pela calúnia pode ter manchado a sua imagem e reputação diante das pessoas, até mesmo pessoas da sua confiança, mas a verdade é que Deus sabe de todas coisas e Ele está mais preocupado com o seu caráter diante dele do que a sua reputação diante de outros. Esta é a hora de desfrutar da beleza do perdão, pois só perdoa quem sabe que um dia foi graciosamente perdoado. Coragem, escolha seguir às Escrituras:

O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos”. Provérbios 17:9

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados”. 1 Pedro 4:8

Assim como os demais envolvidos, você tem tudo o que precisa tomar uma atitude correta diante de Deus e precisa dar o passo correto para que isso seja uma realidade. Escolha perdoar. Seja obediente a Deus e faça isso o quanto antes.

Por fim, Paulo diz aos Colossenses: “Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. Colossenses 3:13

Não deixe que a cultura do cancelamento, fruto da calúnia que é diabólica em sua essência e forma tome conta da sua vida e seus relacionamentos. Que os nossos relacionamentos sejam regidos pelo amor a Deus e ao próximo.

Como um bom testemunho da nossa fé, lutemos para vivermos em paz com todos e sigamos cuidadosamente as instruções que o Senhor nos dá em Sua Palavra e que na dependência do Espírito Santo sigamos o exemplo de Cristo que poderia nos cancelar tendo todas as razões para isso, mas escolheu nos amar sem que merecêssemos, perdoou as nossas ofensas e pecados, nos acolheu em sua graça e restabeleceu o nosso relacionamento com o Pai.