VILA NOVA DE POIARES
Vila Nova de Poiares é uma vila portuguesa, localizada no Distrito de Coimbra, Região Centro e subregião do Pinhal Interior Norte, com cerca de 3 800 habitantes.

É sede de um município (classificado como concelho de 3.ª ordem) com 83,82 km² de área e 7 061 habitantes (Censos 2001), subdividido em 4 freguesias.

História

Vila Nova de Poiares é uma vila de fundação recente, uma vez que apenas a 17 de Agosto de 1905 as povoações de Santo Andre de Poyares e Aldeia Nova viram o seu nome alterado para Vila Nova de Poiares, recebendo os foros de Vila nessa ocasião.

Património
* Capela de Nossa Senhora das Necessidades
* Capela de Santo António (São Miguel de Poiares)
* Dólmen de São Pedro Dias
* Igreja Matriz de Santa Maria da Arrifana
* Igreja Matriz de São José das Lavegadas
* Igreja Matriz de São Miguel de Poiares
* Igreja Matriz de Vila Nova de Poiares
* Monumento "O Cristo"
* Paços do Concelho de Vila Nova de Poiares
* Ponte de Mucela

Geografia

Vila Nova de Poiares é um dos 17 concelhos do distrito de Coimbra e compreende quatro freguesias: Poiares (Sto. André), Arrifana, São Miguel de Poiares e Lavegadas. A distância da sede de concelho a Coimbra (sede de distrito) é de 27 Km, tendo como principais acessos a Estrada da Beira (EN 17) e o IP 3 (Itinerário Principal que liga, entre outras localidades, as cidades de Coimbra e Viseu). Com apenas cerca de cem quilómetros quadrados, 7061 habitantes e 3438 edifícios (Censos 2001), Vila Nova de Poiares situa-se no centro do distrito, sendo confrontado a norte pelo concelho de Penacova, a este pelos concelhos de Arganil e Góis, a sul pelos concelhos de Lousã e Miranda do Corvo e a oeste pelo concelho de Coimbra. O concelho do Pinhal Interior Norte é constituído por um vale rodeado pelas serras da Lousã, Bidueiro, São Pedro Dias (estendendo-se apenas um pouco além desta) e Carvalho e, nas suas fronteiras noroeste e nordeste, é banhado pelos rios Mondego e Alva, respectivamente. Esta situação geográfica ímpar determina um clima igualmente único com frequentes nevoeiros, chuvas e temperaturas relativamente baixas no Inverno, contrastando com as temperaturas veraneantes, por vezes, muito altas.

Organização Política e Administrativa

Administração Municipal

À semelhança de todos os concelhos portugueses Vila Nova de Poiares possui órgãos de poder autárquico:

* Assembleia Municipal

Composta por 18 deputados municipais (4 Presidentes das Juntas de Freguesia e 14 eleitos directamente pelos cidadãos eleitores do concelho.

Das eleições autárquicas de Outubro de 2005 resultou uma Assembleia Municipal constituída por 11 deputados (8 eleitos directamente) do PSD e 7 deputados (6 eleitos directamente) do PS. A Assembleia Municipal é presidida pelo social democrata Vítor Silva, médico de profissão.

* Câmara Municipal

Composta por 5 vereadores (sendo um deles Presidente da Câmara Municipal) eleitos directamente pelos cidadãos eleitores do concelho.

Das eleições autárquicas de Outubro de 2005 resultou uma Câmara Municipal constituída por 3 vereadores do PSD e 2 vereadores do PS. A Câmara Municipal é presidida pelo social democrata Jaime Carlos Marta Soares, que permanece no cargo desde Abril de 1974.

Freguesias

As 4 freguesias do concelho de Vila Nova de Poiares são as seguintes:

* Arrifana
* Lavegadas
* Poiares (Sto. André)
* São Miguel de Poiares

Outros

O concelho de Vila Nova de Poiares faz parte da Comarca de Penacova, que por sua vez depende do Círculo Judicial de Coimbra.

A Repartição Fiscal de Vila Nova de Poiares é classificada como de 2.ª Classe.

Em termos eclesiásticos (Igreja Católica), a Unidade Pastoral de Vila Nova de Poiares, que compreende as paróquias de Santa Maria, São José das Lavegadas, São Miguel e Santo André de Poiares, integra o Arciprestado de Penacova, o qual se insere na Região Pastoral Centro da Diocese de Coimbra.

Heráldica

Armas: Escudo de prata, com duas andorinhas de sua cor acompanhadas por dois pinheiros bravos de verde frutados de sua cor, troncados e arrancados de negro. Em chefe uma abelha de negro realçada de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com os dizeres em maiúsculas: «VILA NOVA DE POIARES», de negro.

Bandeira: de verde, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Selo: Circular tendo ao centro o brasão sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

( Wikipedia )
40 photos · 6,562 views