Alice no país das bobagens (e o que ela encontrou lá)

Texto publicado no Caderno Cultura ZH, de 13/03/10

O megalançamento do filme de Tim Burton baseado nas obras-primas de Lewis Carroll, “Aventuras de Alice no país das maravilhas” e “Através do espelho”, é uma ótima desculpa para ler ou reler os livros - os originais ou suas muitas traduções - e descobrir porque Alice fascina o mundo, há tanto tempo. Infelizmente a ocasião também produz uma enxurrada de bobagens sobre os livros e, especialmente, sobre seu autor, o reverendo Charles Lutwidge Dogdson, vulgo Lewis Carroll. No final do ano passado, o jornal Estado de São Paulo publicou matéria sobre a nova edição da boa tradução de Nicolau Sevcenko, acompanhado da seguinte fotografia:

Na imagem, creditada à “divulgação” (da editora?), Lewis Carroll aparece beijando na boca a menina Alice Liddell. Ele a segura pela cintura, ela leva a mão ao pescoço dele. Embora o jornal não tenha informado aos seus leitores, trata-se de uma montagem.

A fotografia de Carroll foi tirada por Reginald Southey. A foto de Edith, Lorina e Alice Liddell, pelo próprio Carroll. A montagem não é de autoria do Estadão, circula na internet, faz tempo. Quase todas as matérias sobre Carroll falam sobre seu fascínio por meninas, muitas sugerem que ele era pedófilo, a mídia tem mesmo uma irresistível atração pela baixaria. Pouca gente que escreve sobre Carroll parece ter lido sua obra, alguns parecem não saber nem mesmo da existência dos livros.