Design Thinking para Educadores

Congratulations! This Entry has been selected as a semifinalist.

Design Thinking para Educadores: Descobrir, interpretar, idear e prototipar em cocriação

Brazil, BrasilSao Paulo, Brasil
Ano em que foi fundado:
2014
Tipo de organização: 
Sem fins lucrativos / ONG/ Setor Civil
Estágio do Projeto:
Crescimento
Orçamento: 
$100,000 - $250,000
Resumo do projeto
Pitch de Elevador (Explicação curta e direta)

Resumo conciso: Ajude-nos a lançar esta solução! Forneça uma explicação dentro de 3-4 frases curtas.

Design Thinking is about to transform the trainings teachers within Brazil’s massive public education system. It's a methodology that trains teachers to share their daily challenges in the classroom with other teachers based on 3 on three basic values: empathy, collaboration and experimentation.

E SE... - Inspiração: Escreva uma frase que descreve uma forma que seu projeto se atreve a perguntar: "E SE?"

the teachers were engaged to solve their daily pedagogical challenges by sharing each other?
SOBRE O PROJETO

Problema: Este projeto busca solucionar qual problema?

There's an issue affecting Brazilian education: the distance between educational poilcy and teachers themselves. In the past 20 years, the government has sought to employ computer and IT-based tools for the classroom. Educating in the digital age does not mean simply replacing analog devices for high-tech gadgets. Teachers need to be prepared to use technology in order to design new teaching methods in tune with contemporary society.

Solução: Qual é a solução proposta? Por favor, seja específico!

Training and engagement of teachers (and the institutions which support them) so that they enhance and expand their role as producers of educational content and new practices that is tailored to the needs of the diverse student population. Collaboration is centered on the free exchange of ideas and experiences, and the collaborative potential posed by the internet. Through this process, educators imagine what they will learn, identify their main doubts and likely obstacles, and anticipate how they will likely resolve them. As an Open Educational Resource (OER), all the material of Design Thinking for Educators in Portuguese are avaiable to download in the website: www.dtparaeducadores.org.br
Impact: How does it Work

Exemplo: Compartilhe um exemplo específico de como essa solução faz a diferença, inclua situações práticas.

Imagine um grupo de professores de uma escola - ou um grupo de gestores - preocupado em como ter bons resultados educativos com o uso das tecnologias digitais. Por que usar? Como integrar? Além disso, esse mesmo grupo já tem uma rotina diária de trabalho e deveres a cumprir com o currículo das disciplinas. No entanto, seus alunos estão desmotivados na sala de aula. Preferem acessar informações ela internet e trocar mensagens instantâneas com os amigos. Essa situação é hoje bastante comum para a maioria dos educadores. Como resolver? Criando um processo de colaboração entre os próprios educadores. Parece simples, mas é bastante complexo. Depende de uma mudança de mentalidade. É preciso aprender a criar com as pessoas e não para as pessoas.

Impacto: Qual tem sido o impacto do seu trabalho até hoje? Descreva também o impacto esperado para o futuro do projeto.

O impacto dessa solução é que ela não traz uma fórmula pronta. Ela sugere uma abordagem colaborativa para a busca de soluções criativas para problemas complexos. Além disso, o Design Thinking em si, como metodologia, pode ser utilizado em sala de aula com os alunos em qualquer área do saber. Em grupo, os estudantes vão trabalhar mais motivados, ativos diante da aprendizagem, seja no momento de ouvir o professor ou os demais colegas. O Design Thinking vai além da integração das tecnologias digitais ao currículo, ele permite a criação de práticas pedagógicas customizadas e inovadoras. Ele favorece a criatividade de professores e alunos. Ele possibilita aprimorar a qualidade da participação dos pais e da comunidade na escola. Quanto mais educadores souberem como utilizar essa abordagem, mais vão criar e disseminar para outros educadores.

Estratégias de Expansão: Avançando o projeto, quais são as principais estratégias para ampliar o seu impacto?

Iniciar a formação pelos Núcleos de Tecnologia Educacional espalhados pelos estados brasileiros. Hoje existem mais de 600 e todos estão diantes do desafio de integrar a cultura digital na escola, ou seja, abrir a escola para os novos códigos e linguagens presentes na atual sociedade. Cada Núcleo teria um ou mais disseminadores para levar o Design Thinking como abordagem para as coordenadorias regionais e essas, por sua vez, às escolas. O material de apoio, como um Recurso Educacional Aberto, pode ser impresso pelas secretarias de educação e amplamente distribuído quantas vezes for necessário.
Sustentabilidade

Plano de Sustentabilidade Financeira: Qual é o plano para garantir a sustentabilidade financeira do projeto?

Um primeiro plano de sustentabilidade é oferecer oficinas de formação em Design Thinking para escolas e instituições interessadas em levar o conceito e a abordagem para seu cotidiano, investindo na formação de professores e na formação de formadores, ou seja, pessoas que possam também realizar oficinas junto com a equipe do Educadigital. E, finalmente, obter patrocínio e financiamento para levar à rede pública de ensino.

Mercado ou Setor: Quais projetos ou organizações estão solucionando o mesmo problema que você e como essas propostas diferem da sua?

Educação, escolas privadas, sistemas públicos de ensino, ONGs que atuam no contraturno, entidades de classe envolvidas com educação, instituições que desenvolvem e/ou financiam projetos educacionais. Especialmente em relação ao uso de tecnologias digitais, que tem sido um desafio constante em todos os países do mundo: como de fato aprimorar a prática educativa e não apenas substituir os dispositivos analógicos pelos digitais.
Equipe

História de fundação

Depois de 10 anos trabalhando com projetos inovadores de educação na cultura digital, fui desafiada pelo então financiador para fazer algo mais inovador. Mesmo sabendo que criar uma rede de escolas pelo Brasil, na qual professores e alunos eram autores e compartilhavam suas experiências com outras escolas era algo altamente inovador desde 2004, resolvi investigar o que outras áreas estavam entendendo por inovação. Foi assim que descobri o Design Thinking, em 2010, quando estava fundando o Instituto Educadigital, num curso na ESPM. Entendi que havia uma forma de sistematizar toda a concepção colaborativa e lúdica que eu tinha para a educação. Ao saber que a IDEO havia feito o material para educadores, tive a ideia de trazer para o Brasil.

Equipe

A equipe do IED é formada por profissionais que se identificam com a nossa causa da "educação aberta na cultura digital". Não temos funcionários, mas colaboradores que atuam por projetos, ações ou iniciativas. Em junho deste ano, realizei o primeiro curso de formação de facilitadores para uso do material Design Thinking para Educadores, foram 10 participantes e agora estou organizando uma Rede de Facilitadores Associados para a iniciativa.
Sobre Você
Organização:
Instituto Educadigital
Sobre Você
Sobre o seu projeto
Nome da Organização

Instituto Educadigital

Há quanto tempo sua organização está em operação?

Projeto
País da organização

, SP, Sao Paulo

Países onde este projeto vem gerando impacto social

, Brazil

Que prêmios o projeto já recebeu?
Funding: How is your project financial supported?

Doações individuais, Fundações, ONG/OCS, Empresas, Outros.

Suplementar
Prêmios
Faixa etária do principal público-alvo

3 - 5, 6 - 12, 13 - 17, 18 - 35, 35+.

Seu papel na Educação:

Orientador [Coach], Outros.

Por favor, especifique quais do itens abaixo melhor se enquadra:

Estou me inscrevendo em nome de um programa/iniciativa particular.

Tipo de escola(s) à qual sua solução está afiliada (caso esteja/seja)

Pública (mensalidade gratuita), Privada (mensalidade paga), Outros.

Foco de Intervenção

Currículo, Extracurricular, Desenvolvimento profissional, Comunidade, Aprendizagem Online.

O seu projeto utiliza algum dos princípios de design inovadores abaixo?

Proporcionar ferramentas aos adultos para que impulsionem a mudança na aprendizagem: oferecer experiências de aprendizagem criativas para professores, pais, funcionários e perfis que sejam capazed de impulsionar a mudança em qualquer parte do ecossistema de aprendizagem.

Seu projeto está focado em resolver alguma das seguintes barreiras-chave?

Estagnado devido a pressões competitivas: Educadores enfrentam a falta de recursos para reimaginar e reestruturar ambientes educacionais.

Demanda

Ampliar a rede de formadores em DT para Educadores

Oferta

Formação em Recursos Educacionais Abertos e licenças livres

Quais são os principais elementos nos processos de aprendizagem que o seu trabalho busca melhorar?

Planejamento e concepção de projetos educativos, práticas inovadoras em sala de aula com o uso das tecnologias digitais, relação dialógica entre os atores envolvidos, reconhecimento do erro como parte do processo.

Formulário de inscrição suplementar
ESCLARECENDO A CONCEPÇÃO DO PROJETO: Estamos muito ansiosos para saber mais sobre o que exatamente consiste o seu projeto. Por favor, liste sucintamente os itens a seguir: a)quais são as atividades principais que você realiza com os seus beneficiários, b)onde essas atividades são realizadas, c)com que frequência, d)por quantas horas, e)quem executa os serviços e f)quaisquer outros detalhes

a) exercitam a colaboração, a troca de ideias e a empatia em relação ao público a ser beneficiado
b) em uma instituição ou em espaço público
c) varia conforme a necessidade, oficina básica ou customizada
d) 4 horas no mínimo, para um grupo homogêneo, 8 horas
e) facilitador(a) do Instituto

INSPIRAÇÃO: Quais tendência ou evidências você considera mais importantes e que inspiram você a acreditar que o mundo está pronto para Reinventar a Aprendizagem? Por favor, explique sua resposta.

Contexto da sociedade atual, em que as tecnologias digitais ampliam os poderes cognitivos do ser humano. Com elas, não se fala mais em transmitir conhecimento, como no paradigma anterior da era industrial, mas em criar, construir e compartilhar conhecimentos. Caminhamos rumo a uma organização social em rede distribuída na qual cada indivíduo é, simultaneamente, um ponto receptor e produtor de informação, conhecimento e cultura. Não basta equipamentos avançados sem uma política de formação de professores que incentive a troca e o compartilhar, que apoie o ousar, o experimentar de forma lúdica.

APRENDER BRINCANDO: O que "aprender brincando" significa para você e por que isso é obrigatório e não apenas desejável?

Brincar é um dos aspectos mais fundamentais e relevantes no processo de aprendizagem da criança. Mas por que adultos não podem mais brincar? Por que não podemos planejar e inventar nossos processos, atividades e metas de forma prazerosa e lúdica? Quem foi que disse que decorar conteúdos, fórmulas e datas e - principalmente - dar a resposta certa para uma pergunta é que devem ser o foco do "aprender". Aprender é demais de prazeroso, é para a vida toda, em todos os lugares, na interação com pessoas dos mais variados lugares. Educadores também precisam vivenciar uma experiência lúdica e criativa.

SUSTENTABILIDADE: Por favor, liste um breve resumo de seu financiamento, indicando o percentual que vem de cada fonte.

Como o material é aberto e gratuito, nosso financiamento vem das oficinas que oferecemos (80%) e das oficinas customizadas (20%) que realizamos em instituições a partir do material. Para levar à rede pública, precisamos de patrocínio para remunerar facilitadores e pagar viagem e hospedagem.

MODELO: Como a sua missão está relacionada com o seu modelo de negócio (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou híbrido)?

Nossa missão é contribuir com o desenvolvimento de novas oportunidades de aprendizagem que estimulem a formação de cidadãos críticos e criativos, capazes de compartilhar informação, conhecimento e cultura. Somos sem fins lucrativos. Nosso modelo de negócio é disponibilizar conteúdo de forma aberta com licenças livres e prestar serviços associados a esse conteúdo: formação de pessoas, concepção e planejamento, curadoria e avaliação.

PRIORIDADES DE FINANCIAMENTO: Se a sua organização recebesse hoje 20 mil dólares em financiamento irrestrito, como você utilizaria esse dinheiro? Por quê?

Utilizaria na organização de formações em DT para Educadores com escolas públicas. Uma possibilidade seria reunir os NTEs (Núcleos de Tecnologia Educacional) dos estados para uma formação visando a disseminação da abordagem, outra atender à demanda de escolas de várias cidades que nos procuram.

PARCERIAS: Conte-nos sobre as parcerias que melhoram o seu trabalho.

As parcerias sempre ajudam muito e elas podem ter vários formatos: de financiamento, de divulgação/disseminação, de apoio logístico e de desenvolvimento. Atualmente, nossos parceiros são o Instituto Natura por ter apoiado a tradução do material, a IDEO pelo incentivo à disseminação no Brasil e os facilitadores formados no primeiro curso que realizamos em junho de 2014 que agora farão parte de uma Rede de Associados que estamos criando.

COLABORAÇÕES: Você já pensou em realizar ou realizou parceria com algum outro semifinalista do desafio? Se sim, por favor, compartilhe.

Ainda não fizemos, mas gostaria de poder disseminar o conceito de Educação Aberta na Cultura Digital, o uso de licenças livres para que a sociedade possa de fato usar, recombinar, recriar o que está sendo feito pelos projetos aqui. Ideias geram novas ideias e são aperfeiçoadas conforme o contexto.

VISÃO: Se você tivesse recursos ilimitados e conseguisse avançar 15 anos para ver que o seu programa alcançou um grande sucesso - qual sucesso seria esse?

Nossa! Seria uma educação pública totalmente diferente da que temos hoje. Professores e alunos estariam mais motivados a se encontrarem na escola, a aprenderem criando, fazendo, pondo a mão na massa. Professores trocariam muito mais sobre seus dilemas e conquistas. Diversos materiais estariam sendo usados com consciência e critério. E o compartilhar com outras escolas seria uma realidade de fato! Em especial c/ outros países de Língua Portuguesa!

IMPACTO - MÉTRICAS-CHAVE: Por favor, liste os dados principais que você citaria como prova de que consegue alcançar resultados duradouros na aprendizagem. Compartilhe também um dado para o qual você espera ver melhores resultados ao longo do tempo.

Uma formação básic - motivação e envolvimento; - grupo constituído e trocando ideias; - poder de síntese e exercício de escolha para tratar um problema por vez;- reconhecimento da importância da empatia: colocar-se no lugar do outro que vai além de perguntar/questionar o outro; - valorização do erro como parte do processo: uma das etapas chama "experimentação" para mostrar que a solução não é perfeita, mas que vai ser permanentemente revista.

IMPACTO - AMOSTRAS DO RELATÓRIO: Por favor, anexe ou disponibilize o link de alguns exemplos de seus relatórios de impacto. [opcional]:
PESQUISAS E EVIDÊNCIAS: Por favor, disponibilize o link ou anexe a pesquisa ou evidência que você deseja compartilhar amplamente [opcional]. Pesquisar e gerar evidências é o objetivo principal dessa iniciativa, e os recursos que você compartilhar podem ser escolhidos para listagem na biblioteca do Centro de Inovações na Educação.:
FONTE: Se aplicável - quem criou a pesquisa ou evidência que você escolheu compartilhar?:
IMPACTO - ALCANCE: Quantas pessoas o seu projeto envolveu diretamente com as atividades programadas no último ano?

500 a 1000

ESTUDO: Foi feita alguma avaliação externa ou estudo sobre a sua organização?

Outros (por favor, detalhe)

Outros (por favor, detalhe)

estudos acadêmicos sobre o uso do Design Thinking na Educação estão utilizando nossa experiência como prática a ser analisada

Número de Funcionários:

Menos de 10

Número de voluntários

Menos de 10

ABORDAGENS: Dada a complexidade do brincar, não é supreendente saber que existem inúmeras pesquisas que tentam classificar as diferentes abordagens. Por favor, indique qual das seguintes abordagens o seu projeto está focado.

Brincar de forma simbólica, Disfarces e brincadeiras sociodramáticas, Criação de um ambiente de suporte socioemocional, Estruturação da educação (desenvolver projetos lúdicos no contexto educacional), Participação de adultos (garantir que os adultos sejam capazes de brincar ao lado das crianças), Brincadeiras desafiadoras (brincadeiras que fogem do comum - onde as regras são descartadas e os níveis de imaginação são elevados).

Outros (por favor, detalhe)
FILIAÇÃO: Por favor, especifique se a sua organização tem alguma ligação com o Grupo LEGO.

Comentários

foto de Adriane Morais

Iniciativa incrível!! os educadores necessitam de ferramentas que os auxiliem na jornada de trabalho. O contato com ferramentas de co-criação além de possibilitar liberdade de criação, estimula união entre educadores. Parabéns!

foto de Priscila Gonsales

Oi Adriane, obrigada! Sim, vc disse tudo: liberdade de criação! E para isso precisam de incentivo e valorização! Precisam confiar que podem fazer a diferença colaborando uns com os outros! :)

Isso é ótimo e eu me pergunto como isso pode levar a uma rede global?