Profissão Repórter
Projetos coordenados por Albertina ajudaram o estado a diminuir em 55% a gravidez na adolescência. Criado em 1991, o programa Casa do Adolescente serviu de laboratório para políticas públicas de saúde para os jovens.
No Brasil, com a Lei de Planejamento Familiar de 1996, o SUS só permite que mulheres casadas façam o procedimento com o consentimento do marido. Ana Carla, de 30 anos, já é mãe de duas crianças: 'Mesmo sem querer, ele assinou a autorização'.
DIU de cobre é o principal dispositivo intrauterino disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Mariana Viza descobriu fazendo vídeos na internet uma maneira de falar sobre o método contraceptivo.
Nossa equipe percorreu alguns lugares no Brasil para mostrar a luta de algumas dessas mulheres e o trabalho feito por médicas para que ao menos uma parte delas seja atendida.
Aílton Lara ajuda no combate aos focos de incêndio que atingem o bioma. Para ele, a consciência de preservação da natureza deveria ser uma preocupação coletiva: 'As pessoas têm que ter a consciência de que sem a natureza a gente não vive'.
Paulo Barroso é coronel da reserva dos Bombeiros em Cuiabá, no Mato Grosso. Seu primeiro combate a um incêndio florestal foi no Pantanal, em 1998. Hoje, ele trabalha como coordenador técnico do Brigadas Pantaneiras.
Carla Sassi coordena o Grupo de Resgate de Animais em Desastre. Ela fala sobre a situação dos animais que convivem com o fogo e o desmatamento: ‘O futuro para esses bichos é tenebroso.’