Início do conteúdo
    Notícias
  • A CRIAÇÃO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL

    “O Centro de Integração do Mercosul (CIM) nasceu de um sonho: tornar a Universidade Federal de Pelotas conhecida nacional e internacionalmente. A dimensão continental de nosso pais, a distância deste à capital da república até o extremo sul do Brasil eram dificuldades geográficas que impediam o centro do poder lembrar-se freqüentemente desta instituição de Ensino Superior. Por outro lado nossa proximidade com os países vizinhos de língua espanhola passava a ser um fator decisivo para o desenvolvimento da UFPEL”.

    [mais]

  • Estudante da UFPEL ganha destaque com atuação em ações de sustentabilidade

    Com o sonho de trabalhar na Organização das Nações Unidas (ONU), a graduanda do curso de Relações Internacionais da UFPel, Renata Padilha, é ambientalista, voluntária de organizações e, atualmente, desenvolve um projeto de sustentabilidade no Parque Tecnológico de Pelotas. A estudante vem acumulando em seu currículo diversas atividades ligadas a sustentabilidade e voluntariado, como os trabalhos para a Vida Urgente de Porto Alegre, Legião do Bem de Santa Maria, Greenpeace, AIESEC em Pelotas e Núcleo Regional dos ODS na região sul do RS, junto ao COREDESUL.

    Pela sua atuação, em 2018, foi selecionada para representar o Brasil na Assembleia Jovem da ONU, que reuniu em Nova Iorque cerca de mil jovens de mais de 110 países com o objetivo de pensar os problemas do mundo e as formas de solucioná-los. Para conseguir participar da Assembleia, além do apoio da UFPel, Renata realizou uma campanha de doação de recursos para custear parte da sua ida ao evento e foi desta forma que ela deu início a parceria com a empresa Co.Place Coworking que tem espaços dentro do Parque Tecnológico de Pelotas.

    Projeto EcoWorking

    Após a participação de Renata no evento da ONU, surgiu o convite para atuação na Co.Place e, desde julho de 2019, a estudante passou a desenvolver o projeto EcoWorking na empresa que conta com um espaço de coworking e uma Cafeteria 24h, dentro do Parque Tecnológico. “O objetivo é fazer com que as pessoas tenham um pensamento mais crítico sobre as questões ligadas a sustentabilidade”, explica Renata.

    Para o desenvolvimento do projeto foram pensadas várias iniciativas a serem implementadas dentro dos três pilares da empresa: consciente coletivo, estimulo da produção local de alimentos, produtos e serviços e gestão de materiais e resíduos, que além de estimular a redução de consumo de plástico e outros materiais, também busca uma forma mais sustentável de descarte de resíduos.

    Neste sentido, Renata passou a atuar mais efetivamente para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da ONU e constituem os principais objetivos para a manutenção de um mundo mais sustentável. Entre os ODS’s que a estudante conseguiu desenvolver dentro da Co.Place estão a Erradicação da Fome e Incentivo da Agricultura Sustentável, Promoção de Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade para Todos, Consumo e Produção Responsável e Ação Contra a Mudança Global do Clima.

    Entre as ações desenvolvidas na Cafeteria da Co.Place alinhadas com estes objetivos estão a retirada de materiais de plástico de uso único como os mexedores de café, que antes eram de plástico e atualmente são de madeira. Outra ação importante foi a instituição da Segunda Sem Carne, de forma a incentivar o público a não consumir carne, tendo em vista que o consumo de carne está diretamente relacionado com as questões ambientais. “A cafeteria produz diversos tipos de lixo, sendo boa parte formado por plástico, então como conseguimos substituir os plásticos? Como conseguimos diminuir as embalagens dos produtos que vendemos? Este é um dos espaços mais desafiadores para o projeto”, salienta.

    O EcoWorking também desenvolve cursos e workshops sobre sustentabilidade como o de Design Circular que tratou da redução de utilização de plástico, mas também ensinou novas possibilidades de destinação dos resíduos que seriam descartados. O objetivo final é a execução de eventos Lixo Zero no Parque Tecnológico e, havendo a geração de resíduos ter a responsabilidade de destinar a cooperativas de reciclagem. “São pequenas ações que no montante produzem resultados significativos em conformidade com a Agenda 2030. Ainda não conseguimos abranger todo o Parque, mas a ideia é essa”, sinaliza Renata.

    Recentemente, o projeto de Renata obteve o primeiro lugar na Expo Ecoinovar – Soluções Inovadoras para um Futuro Sustentável, do 8º Fórum Internacional Ecoinovar, evento organizado na Universidade Federal de Santa Maria, que teve como temática “Em busca de um futuro inclusivo e inovador orientado aos ODS” e reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, empresários, pesquisadores, administradores, ONGs ambientalistas e profissionais de diferentes áreas que debateram os desafios e perspectivas sobre a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS/ONU.

    A estudante salienta a importância da UFPel em sua formação. “Nada disso seria possível se não fosse as estruturas que a UFPel me proporcionou. Eu sou bolsista de vários auxílios. Eu tentei duas vezes UFRGS, para ficar perto dos meus pais, depois consegui na UFPel. Na época foi muito difícil, meus pais estavam desempregados e eu fiquei um mês sem receber auxílio, na base da fé, mas depois consegui auxílio transporte, moradia e alimentação. É assim que consigo desenvolver este trabalho aqui, então todas as oportunidades que eu estou tendo estão sendo possíveis pelo apoio da Universidade”, comemora Renata.

  • VII Edição do FCGTURH premiou alunas da UFPEL

    Foi realizado na segunda semana de Novembro (12,13 e 14) o VII Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria nas dependências da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em Santa Catarina, sendo o tema central “Patrimônio e Cultura na Perspectiva da Gastronomia e do Turismo”.

    Os alunos do segundo e quarto semestre de Hotelaria da Ufpel foram ao evento, prestigiar e também contribuir com 9 trabalhos aprovados, sendo 15 apresentadores ao total.

    Foram três dias de evento com workshops, mesa redonda e apresentação dos trabalhos científicos todos voltados para o tema do mesmo. O resultado dessa trajetória foi a premiação do trabalho intitulado “A feira nacional do doce (Fenadoce) em Pelotas/RS: registro de visitantes de 2016 a 2019.” das alunas Paula Pinheiro Mussi e Charlene Brum Del Puerto , ambas alunas do quarto semestre de Hotelaria, representando brilhantemente a UFPel.

    Felicitamos as alunas premiadas assim como todos alunos que se desafiaram a submeter e apresentar seus trabalhos no evento e que venham outros!!!Alunas premiadas pelo trabalho no VII Fcgturh

     

  • Começaram as obras do futuro Hotel escola, no Grande Hotel

    Um dos prédios de referência em Pelotas, o Grande Hotel, começa a receber as obras que o transformarão, em 20 meses, no Hotel Escola da UFPel. A ordem de serviço do trabalho foi assinada na tarde desta segunda-feira (18), no salão principal do Hotel, em ato que contou com as presenças de autoridades da Universidade, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Executivo Municipal e de professores e alunos do curso de Hotelaria da UFPel.

    Durante o ato, o reitor Pedro Hallal agradeceu ao Iphan, à Secretaria de Cultura de Pelotas, ao curso de Hotelaria e à empresa Marsou Engenharia, que realizará a obra. “Este é um trabalho que terá uma grande acompanhamento por parte da sociedade”, disse o reitor. Ele ressaltou a importância do espaço para a formação acadêmica, na prática. Dois andares do Hotel receberão os quartos e o último piso será destinado ao curso de Hotelaria. Outros cursos da Universidade também atuarão no local, lembrou Hallal.

    O reitor fez questão de sublinhar a importância das instituições públicas no processo, no caso a UFPel, o Iphan e a Prefeitura de Pelotas, que dou o prédio à Universidade, e também do grande trabalho feito por todos para que se chegasse a este momento. Recordando as dificuldades de estrutura física que o curso de Hotelaria enfrentou até agora, desenhou um futuro promissor e único para o curso da UFPel. “Nenhuma outra universidade federal no país tem o que teremos aqui”, festejou.

    “É um marco na cidade”. Assim o representante do Iphan no ato, Luís Antônio Custódio, definiu a importância da obra de restauro e de preparação do Hotel Escola. Ele elogiou a persistência e esforço de todas as equipes das instituições envolvidas no trabalho para que fosse possível a obra.

    Representando a prefeita Paula Mascarenhas no cerimônia, o secretário de Cultura de Pelotas, Giorgio Ronna, parabenizou a UFPel e ressaltou o valor da aprovação do projeto para a sociedade. Contextualizou o trabalho dentro do que está sendo chamado de renascimento de Pelotas. A capacidade de investimento das instituições para que se atinja os maiores objetivos foi frisada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade, Otávio Peres.

    A ordem de serviço foi assinada pela arquiteta Márcia Rotta, pela UFPel, e por Emanuel Lopes da Silva, pela empresa Marsou, que já está instalada no prédio, com material administrativo. Nos próximos dias começarão a chegar os materiais, equipamentos e pessoal especializado na obra. Os recursos destinados pelo Iphan para o trabalho atingem a R$ 8,7 milhões. O histórico imóvel, de 4,3 mil metros quadrados, além da atividade acadêmica, terá capacidade para atender 56 hóspedes e oferecer serviços gastronômicos.

  • Musica Latina é atração desta segunda (18) no conservatório

    O Conservatório de Música da UFPel apresentará, na segunda-feira, dia 18, às 20h, no Salão Milton de Lemos, recital dedicado à Música Latina. A coordenação é do acadêmico Daniel Carnales, com entrada franca.

    O evento inclui os estilos musicais de todos os países da América Latina, desde a música do norte do México, passando pela havaneira de Cuba e pelas sinfonias de Heitor Villa-Lobos e chegando aos sons da quena, uma flauta andina.

    Subirão ao palco os alunos do curso de Música da UFPel Renata Gonçalves, Yarana Borges,Willian Fagundes, e Vinicius Terres, o professor Marcelo Cazarré e o Grupo Instrumental do Conservatório de Música Camerata Simões Lopes Neto, que interpretarão obras  de Piazzola, Gardel, Gisnastera e Villa-Lobos, entre outros.

  • CLC realiza primeira edição dos ciclos de libras

    Numa realização do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPel, em novembro e dezembro ocorre a primeira edição dos Ciclos de Libras. O evento terá a participação das professoras Lodenir Becker Karnopp e Carina Rebello Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento, os auditórios da Reitoria e Acadêmico do Anglo. O evento é promovido pela área de Libras do Centro de Letras e Comunicação e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. Mais informações no cartaz.

  • Ato marcará inicio das obras de restauro no Grande Hotel

    Nesta segunda-feira (18), às 14h30min, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a empresa Marsou Engenharia assinam a Ordem de Serviço que dá início às obras de restauro do Grande Hotel. A cerimônia será no local.

    A verba, de R$ 9 milhões, foi garantida pela assinatura do termo de execução descentralizada entre UFPel e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    Estão previstos 20 meses de obras para colocar em uso o imóvel de 4,3 mil metros quadrados. Além da atividade acadêmica, o Grande Hotel terá capacidade para atender 56 hóspedes e oferecer serviços gastronômicos.

  • FAT em debate aborda protestos no Chile

    No próximo dia 21 de novembro, quinta-feira, às 19h, no Auditório da Reitoria do Campus Anglo, a Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas (FAT/UFPel) realiza videoconferência “Compreendendo os Protestos no Chile”. O palestrante é o professor Rodrigo Calderón, da Universidade Academia de Humanismo Cristiano, do Chile. A atividade é promovida pelo projeto FAT e(m) Debate.

    Interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte do Projeto FAT e(m) Debate neste endereço e, após, realizar a inscrição gratuitamente na atividade “Compreendendo os Protestos no Chile”. Serão emitidos certificados para todos os ouvintes.

  • Evento discute as Políticas Conservadoras na educação básica

    O Centro de Estudos em Políticas Educativas (CEPE): grupo gestão, currículo e trabalho docente irá promover um evento, entre os dias 20 e 22 de novembro, sobre as políticas conservadoras na educação. Estão confirmados palestrantes de outras universidades da Argentina, Chile e Uruguai, além de pesquisadores do assunto no Brasil.

    O evento vai discutir e debater as políticas conservadoras na Educação Básica, no contexto das políticas globais contemporâneas e pretende questionar as repercussões dessas políticas para o currículo, o trabalho docente e a gestão escolar e da educação.

    Evento ocorrerá no CEHUS (Rua Coronel Alberto Rosa, 117), dos dias 20 a 22 de novembro, das 9h00 às 18h30.

    As inscrições e demais informações estão disponíveis no site: https://wp.ufpel.edu.br/cepe2019

  • Workshop sobre a Complexidade da água e de outros fluidos

    O Grupo de Teoria e Simulações em Sistemas Complexos do Programa de Pós Graduação em Física, do Departamento de Física do Instituto de Física e Matemática da UFPel, está organizando um workshop, nos dias 15 e 16 de novembro, na Universidade, sobre a complexidade da água e de outros fluidos. Conforme o professor José Rafael Bordin, no evento serão abordados problemas atuais no que envolve à compreensão da água, nanotecnologias voltadas à purificação e dessalinização da água e como a água está relacionada aos fenômenos observados em sistemas biológicos à nivel molecular. Estarão presentes palestrantes nacionais e estrangeiros, teóricos e experimentais.

    Mais informações no site do evento wp.ufpel.edu.br/water .

     

  • Cultura Kaingang e Maori – Projeto Ninho de língua

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 26 a 29 de novembro, o evento “Cultura Kaingang e Maori – Projeto Ninho de Língua”. A atividade vai ser ministrada pela doutora em Linguística Márcia Nascimento. O evento será realizado das 14h às 18h, no prédio do Instituto de Ciências Humanas e Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Rua Alberto Rosa, 154 – Sala 316).

    As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro pelo e-mail neta.ich.ufpel@gmail.com.