21/09/2012 20h00 - Atualizado em 21/09/2012 20h00

Incêndio atinge área da Bahia com pico mais alto do nordeste do país

Área afeta entre 20 e 25 mil héctares da região da Chapada Diamantina.
Foco atinge Pico do Barbado, que possui nascentes de 3 rios importantes.

Do G1 BA

Serra do Barbado Bahia (Foto: Divulgação/Inema)Foto do incêndio no dia 16 de setembro na região da Serra do Barbado (Foto: Divulgação/Inema)

Um incêndio de grande proporção atinge a região que tem o pico mais alto do nordeste brasileiro há cerca de 10 dias, região que abrange cinco municípios da Chapada Diamantina, centro-norte da Bahia. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o fogo afeta entre 20 e 25 mil hectares da Serra do Barbado, unidade de conservação ambiental da Bahia. No local, está o Pico do Barbado, que tem 2.033 metros de altitude. Os municípios de Rio de Contas, Abaíra, Rio do Pires, Piatã, Jussiape e Érico Cardoso fazem parte da região.

Na Serra do Barbado, estão as nascentes de três dos principais rios do estado: Paraguaçu, São Francisco e Rio de Contas. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 50 homens trabalham na contenção das chamas. Outros 15 brigadistas de municípios da região auxiliam no combate ao fogo, acrescenta o Inema. O Grupamento éreo da Polícia Militar (Graer) também auxilia na operação.

Serra do Barbado Bahia (Foto: Divulgação/Inema)Inema afirma que "estrago" na serra é "muito grande" (Foto: Divulgação/Inema)