a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Projecto Educação LGBTI

Descobre mais sobre o Projecto Educação LGBTI

  1. home
  2. Projecto Educação LGBTI

Projecto Educação LGBTI

O Projecto Educação LGBTI é um projecto da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes, que foi apoiado financeiramente pela Fundação Europeia da Juventude do Conselho da Europa, entre janeiro a setembro de 2005, como projecto-piloto. Desde então, o projecto tem continuado com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e do Portugal 2020.

Objetivos

  1. Sensibilizar e esclarecer sobre os temas da orientação sexual, identidade e expressão de género e das caracterítsticas sexuais através de educação não-formal e entre pares
  2. Combater a discriminação homo-bi-trans-interfóbica na sociedade e o bullying nas escolas

Este projeto tem como foco principal a juventude, visando particularmente o ensino básico, secundário, superior, entre outros contextos. Dentro das escolas, o Projeto Educação LGBTI sensibiliza também docentes e não-docentes para a temática, e fora das escolas sensibiliza associações, empresas e outras entidades que assim o solicitem.

Porquê?

A desinformação e discriminação de pessoas e jovens LGBTI ainda são vigentes na Educação em Portugal. Estas resultam na transmissão de informação incorreta, preconceituosa e estereotipada, assim como num ambiente negativo para o dia a dia de jovens LGBTI ou com dúvidas, quer em casa ou na rua, mas especialmente no espaço escolar. O impacto deste tipo de contexto é, em muitos casos, a depressão ou a ideação e tentativa de suicídio, entre outras situações negativas tais como agressões verbais ou até mesmo físicas e perseguições da parte de elementos da comunidade educativa. Estas situações só podem ser contrariadas através da criação de ambientes positivos, abertos e tolerantes em relação às pessoas LGBTI e de uma educação para a cidadania e os direitos humanos no campo da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

Em Portugal, existem leis e estratégias nacionais, entre outros instrumentos de política pública, que seguem recomendações internacionais referentes à Educação para a diversidade de Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais, defendendo e motivando a existência de iniciativas como esta, de sensibilização para temáticas LGBTI nas escolas. Podes consultá-los aqui.

Como?

O projecto realiza sessões de educação não-formal e entre pares em contextos de ensino básico, secundário, superior, entre outros, segundo este plano de sessões que é adaptado conforme as necessidades de cada grupo. Procura-se, através desta estratégia, promover uma educação para a cidadania e para os direitos humanos, em específico na área da orientação sexual e da identidade do género.

Pretende-se tanto com os debates, como com os materiais fornecidos a professores e alunos criar espaços onde os estudantes possam falar livremente sobre questões da orientação sexual e identidade de género sem preconceitos, criar espaços de comunicação entre a juventude LGBTI e a juventude não-LGBTI e diminuir a discriminação contra a juventude LGBTI, quer da parte dos seus colegas, quer da parte de funcionários e professores. No caso dos professores e professores estagiários pretende-se facultar informações e ferramentas para uma intervenção educativa correta para com os seus alunos, e que promova o respeito ao próximo e à sua diferença, quer seja de orientação sexual ou de identidade de género.

Como posso ajudar?

Podes pedir à tua escola, universidade, associação, empresa, entre outros, para realizar uma sessão do Projeto Educação LGBTI! Se não quiseres ou puderes ter essa conversa dentro desse contexto, contacta-nos e nós tratamos do assunto por ti. Basta enviar email para educacao@rea.pt ou ligar para 910 273 728.

Se tens entre os 16 e os 30 anos e queres fazer parte do Projeto Educação LGBTI, a rede ex aequo realiza formações para este propósito, por isso toma atenção à próxima escola ex aequo. Esta será divulgada aqui no site, através da nossa newsletter, redes sociais e canal de Telegram.

Podes também contribuir doando à associação, para saber mais sobre como fazer um donativo, clica aqui, e para saber mais sobre como apoiar este projecto, clica aqui.

Material para Alunos e Professores

Brochura "Perguntas e Respostas"2018

Relatório do Projeto Educação LGBTI 

Relatório do Projeto Educação LGBTI 2019
Novembro 2020

Mapa de Sessões do Projeto Educação LGBTI

Panorama Nacional:
Ano Letivo 2012/2013

Panorama Nacional:
Ano Letivo 2011/2012

Panorama Distrital: Ano Letivo 2010 / 2011Panorama Nacional e Distrital:
Ano Letivo 2010/2011

 

Se tiveres questões ou dúvidas, por favor contacta-nos por email para educacao@rea.pt ou através do número 910 273 728.