a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

núcleos

Informa-te acerca do núcleo mais próximo da tua localidade

  1. home
  2. núcleos
  3. Criar um núcleo

Criar um núcleo

Se ainda não existe um grupo de jovens da associação na tua cidade e queres ajudar a criar um, a rede ex aequo está interessada em dar-te o apoio necessário para fazê-lo. Basta arranjares pelo menos 2 pessoas com idades entre os 16 e os 30 anos, preencherem o formulários de candidatura a voluntariado. Depois entraremos em contacto contigo. Se aprovada a candidatura, basta que se tornem associades, se ainda não forem, e que participem obrigatoriamente numa das acções de formação para coordenadores de grupos de jovens LGBTI da rede ex aequo. Tendo preenchido estes requisitos o grupo está pronto a ser formado oficialmente!

Como pessoa coordenadora terás o apoio material necessário para poder coordenar o grupo, incluindo um manual de coordenação contendo a mais variada informação. Também terás a possibilidade de trocar ideias, experiências e dúvidas com outras equipas de coordenação.

Convidamos-te ainda a consultar a secção do regulamento interno da associação que trata das regras de funcionamento dos grupos locais.

Para saberes as datas das próximas formações de coordenadores da rede ex aequo, basta consultares este link.

Contamos contigo!

qual é a diferença entre a rede ex aequo e as demais associações/organizações lgbti nacionais?

A associação rede ex aequo tem uma população alvo específica em relação à maior parte das organizações ou associações LGBTI existentes em Portugal. A rede ex aequo é uma associação dirigida por jovens e para jovens LGBTI, dos 16 aos 30 anos, e é a primeira e única associação LGBTI que trabalha exclusivamente nos problemas de jovens LGBTI em Portugal, nas suas especificidades e necessidades particulares. A rede ex aequo e os seus grupos locais não têm quaisquer ligações a grupos políticos nacionais e, embora a associação realize trabalho nessa área, a associação não tem como prioridade campanhas de intervenção estritamente político-legais. O nosso trabalho concentra-se primordialmente em aspetos sociais, que afetam a população jovem LGBTI nacional, quer através do apoio a jovens LGBTI, quer pela luta da mudança de mentalidades. Como é natural, a rede ex aequo e os seus grupos locais poderão e irão participar, mas não necessariamente organizar, em acções políticas e/ou activistas com/de outras associações LGBTI nacionais. Ainda mais natural é a participação individual de jovens, pertencentes à rede ex aequo e aos grupos locais da rede ex aequo, em lutas activistas ou políticas de outras associações a título pessoal.

mas porquê um grupo de jovens lgbti na minha cidade ou região?

Jovens LGBTI atravessam fases muito importantes mas também muito dolorosas na sua vida de adolescente e de jovem adulte. Uma delas é o coming out. Embora o coming out seja vivido de formas diferentes, este é um período de sobeja importância na vida de uma pessoa lgbti: é a definição, aceitação e compreensão da sua orientação sexual e/ou identidade de género. Nestas alturas, o local ideal para encontrar outres jovens nas mesmas circunstâncias ou que já passaram por momentos semelhantes será sem dúvida um grupo de jovens LGBTI, especialmente se este for bem coordenado por pessoas competentes e sensíveis às particularidades e especificidades dos jovens LGBTI. É necessário desenvolver um espaço com um ambiente seguro, anónimo, tolerante mas também adequado para responder a todas as questões, dúvidas ou incertezas que as pessoas jovens LGBTI tenham, bem como fornecer informações fidedignas. A tua cidade é pois o lugar onde poderás contribuir para que jovens LGBTI possam crescer saudavelmente com a sua orientação sexual e/ou identidade de género.

mas a minha cidade é tão pequena! toda a gente irá saber que somos o grupo de jovens lgbti.

Esta ideia não é correta. Por mais pequena que uma cidade seja há sempre a possibilidade de realizar as reuniões em sigilo. O local de encontro obviamente que será muito importante para as reuniões, mas certamente que se este for um local reservado não haverá problemas de maior a recear quanto ao anonimato das reuniões. Além disso, todas as pessoas que participem nas reuniões deverão respeitar do resto do grupo de jovens e não revelar a sua identidade, o local de reuniões e/ou encontro nem outros pormenores delicados ou pessoais a terceiros. Poderás igualmente ajudar a criar um grupo local na cidade onde estudas ou numa cidade próxima da tua, caso essa situação te seja mais fácil. O importante é poder contribuir para a sensibilização desta temática que ainda carece de entendimento e está sujeita a variadas formas de discriminação.

mas esta cidade é tão fechada, homofóbica/bifóbica/transfóbica e preconceituosa!

É exatamente por isso que faz falta um grupo de jovens LGBTI! A juventude LGBTI que vive na tua cidade tem o direito de crescer saudavelmente com a sua orientação sexual e/ou identidade de género. Para que esse crescimento emocional e social ocorra é necessário que existam locais onde possam conversar sobre a sua orientação sexual ou identidade de género, um local livre de preconceitos em que possam ser quem são, onde exista um convívio saudável com jovens que pensam ou sentem da mesma forma, em que possa dar e receber apoio…e fazer voluntariado em prol da juventude LGBTI através de vários projectos e iniciativas. Se a tua cidade não oferece à juventude LGBTI esse direito tens a possibilidade de criar esse espaço e concretizar este direito usufruindo também tu dele.

mas na minha cidade/região não existem quaisquer associações lgbti e o grupo de jovens da rede ex aequo será a primeira entidade do género!

Se a tua cidade ou região é assim tão preconceituosa e ignorante em questões de sexualidade humana, é natural que não exista nenhuma associação LGBTI, pelo que o grupo da rede ex aequo será sem dúvida a “porta de escape” do que é a vida quotidiana imersa na mentira e na teatralização de muitos jovens. Se na tua vida corrente e no dia a dia dos outros jovens LGBTI da tua cidade não houver possibilidade de viverem como realmente são, com a vossa orientação sexual e/ou identidade de género minoritária, será pois uma mais valia para ti e para os demais jovens LGBTI da tua cidade, que possam ter, pelo menos duas vezes por mês, uma tarde de Sábado, por exemplo, um espaço onde possam ser vocês mesmos sem medos de serem descriminados, insultados ou agredidos. Poderá certamente tardar para que o grupo seja frequentado por um número razoável de pessoas, mas com o tempo o grupo tornar-se-á conhecido. Além disso vais ver que com o tempo outros gays, lésbicas, bissexuais e/ou pessoas trans com mais de 30 anos irão seguir os vossos passos corajosos e pioneiros e vão formar o seu próprio grupo, associação ou organização na tua zona.

mas serei eu capaz de coordenar um grupo de jovens?

Muitas das actuais pessoas coordenadoras dos grupos locais da rede ex aequo colocaram essa questão a si mesmes, antes de darem o passo em frente. Todes sabemos as nossas capacidades e com certeza as nossas limitações. É certo que ser coordenadore requer certas características como capacidade de gerir grupos, de gerir conflitos, à vontade com a Internet e e-mail, tempo para despender no projecto, interesse em ajudar jovens LGBTI a terem uma vida mais saudável, à vontade a falar perante um grupo de pessoas, tolerância para com as diferenças entre jovens LGBTI que contactem o grupo, capacidade de tomar decisões e responsabilidade. Se tens estas capacidades de certeza que te sairás bem.

Mas eu não sei nada sobre as questões relacionadas com a orientação sexual e identidade de género. Como posso coordenar um grupo de jovens que pretendem ajuda que não lhes posso dar? 

Todes temos capacidade de aprender. O Projecto Descentrar, que foi o projecto que criou a rede ex aequo, durante o seu primeiro ano de actividade reuniu a maior quantidade possível de informação sobre questões LGBTI na população jovem que era possível arranjar e editou um manual não só com toda essa informação, mas também com orientações de como coordenar um grupo de jovens LGBTI. O Manual de coordenadores vai na sua 3ª edição e conta com mais de 170 páginas com informações e sugestões de dinâmicas com base na temática LGBTI. Este manual é a base das formações que a rede ex aequo dá às equipas de coordenação dos grupos locais. Além de uma cópia do manual, terão também acesso a outras informações que serão muito úteis na coordenação do grupo. Logo, se estiveres com vontade de aprender, não te preocupes de não saberes ainda o suficiente. Vais ver que em breve saberás. Além disso, trabalharás em equipa e terás o apoio da Direção da associação e de voluntáries de outros grupos locais para desempenhares o melhor possível as tuas tarefas.

e se os meus pais descobrem?

Temos nos vários grupos locais pessoas que coordenam em diferentes situações e se este receio também é teu, devemos dizer-te que não és com certeza o único. Até na rede ex aequo existem pessoas que não se assumiram aos pais e têm receio da sua reação. Nos grupos isso é muito frequente. Normalmente os pais pensam que o grupo de amigos com que sais são amigos da faculdade ou da escola secundária e não ligam muito. Por isso verifica se é mesmo impossível esconder isso dos teus pais, porque o mais certo é que não seja assim tão difícil.

Cabe-nos a todes desempenhar um papel na mudança de mentalidades, se realmente queremos melhorar a nossa sociedade, tornando-a mais informada e mais justa para todes!