a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Materiais

  1. home
  2. Materiais
  3. Projecto Inclusão

Projecto Inclusão

O Projecto Inclusão, à semelhança do Projecto Educação, é um projecto da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo (LGBTI) e apoiantes, e apoiado financeiramente pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) via Programa EEA Grants, entre 2009 e 2011. Este projecto surgiu da preocupação face ao que tem sido indicado em estudos científicos e observado no nosso trabalho de terreno: dentro da população jovem, a juventude lésbica, gay, bissexual e trans tem taxas particularmente elevadas de risco de depressão, baixa autoestima, abuso de substâncias, auto-mutilação, ideação e tentativa de suicídio, em grande medida devido à discriminação e ao preconceito com que é confrontada no quotidiano. Nomeadamente, nas nossas escolas.

Esta iniciativa pretende fazer frente à pouca informação e discriminação ainda vigentes no campo da Educação em Portugal em relação a estes temas, e que resultam na transmissão de informação incorreta, preconceituosa e estereotipada, assim como num ambiente negativo para o dia a dia dos jovens LGBT.

Entre outros objectivos, o Projecto Inclusão realizou uma campanha de cartazes contra o bullying homofóbico que arrancou em 2010 nas escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Universitário em Portugal.

À semelhança da campanha de cartazes contra o bullying homofóbico, foi também lançada uma campanha de sensibilização através da PostalFree, com 100 mil postais distribuídos pelos circuitos de ensino, cinema e lazer.

O Projecto Inclusão previu ainda o planeamento e realização de formações para profissionais que trabalhem com jovens.
 

Materiais do Projecto Inclusão

   
Clica aqui para acederes em pdf

 

Cartaz Raparigas 1 Cartaz Raparigas 2 Postal Raparigas
Cartaz Rapazes 1 Cartaz Rapazes 2 Postal Rapazes

 

Para mais informações sobre o projecto, contacta-nos por email geral@rea.pt.