TIMES

Por Gabriel Girardon — Porto Alegre


O técnico Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva após o treino do Grêmio nesta quinta-feira e falou mais uma uma vez da indefinição sobre a permanência de Luis Suárez no clube. O treinador confirmou que o astro uruguaio pode sair já nesta janela de transferências, que fecha no dia 2 de agosto, e disse que só escalará o camisa 9 se ele estiver focado no clube.

Suárez volta a ser especulado nos EUA e tira a paz dos gremistas

Suárez volta a ser especulado nos EUA e tira a paz dos gremistas

Conforme noticiou o ge, Suárez deixou claro o desejo de deixar o Grêmio e manifestou insatisfação com a postura da direção, que faz jogo duro, não abre mão do camisa 9 e questiona os moldes de uma eventual liberação. O Inter Miami, clube de Messi nos Estados Unidos, está interessado no Pistolero.

– É um assunto que está virando uma novela mexicana, toda entrevista tenho que falar do Suárez. É um problema que está entregue ao presidente. Tudo o que tem saído (na imprensa) não deixa de ser verdade, mas só a diretoria pode decidir. Eles têm conversado, trocado ideias. Eu como treinador, na hierarquia do clube, tenho que comandar meu time, enquanto eles conversam para ver se chegam a um denominador comum, porque dia 2 fecha a janela. A partir do dia 2 vamos ver o que acontece. Espero que tenhamos um final feliz até o dia 2, porque essa novela tem que acabar. E ela vai acabar – disse Renato.

A maior parte das perguntas da entrevista, inevitavelmente, foi sobre a situação de Suarez. Repetidas vezes, o treinador falou em “hierarquia”, sob o argumento de que algumas coisas não podem ser reveladas por ele, por ser um assunto da diretoria e do presidente Alberto Guerra com o jogador.

Ele só vai jogar se estiver com a cabeça aqui, independentemente do que acontecer depois. Independentemente das dores, tem que estar focado aqui, sabe da importância dele no time"
— Renato, sobre Suárez

Renato, técnico do Grêmio — Foto: Gabriel Girardon

O treinador evitou confirmar a escalação de Suárez para os jogos com Atlético-MG, no sábado, e Flamengo, na próxima semana, pela Copa do Brasil. Afirmou que mantém a rotina de conversar com o uruguaio antes das partidas para saber as condições físicas do centroavante. Além disso, adicionou que só vai escalar quem estiver "focado" no clube.

– Eu converso quase diariamente para saber a condição dele. Espero sempre até o último minuto, pode estar com dor ou não. Como treinador conto sempre com o jogador, ele que me dá a resposta. Tenho conversado com ele, mas é entre eu e ele, o mais importante é que tem falado comigo e a diretoria, mas respeito a hierarquia do clube, converso com ele para poder jogar. Dia 2 se encerra essa novela e vamos ver se até lá ele vai permanecer ou não – destacou Renato.

– Ele só vai jogar se estiver com a cabeça aqui, independentemente do que acontecer depois. Independentemente das dores, tem que estar focado aqui, sabe da importância dele no time. Se estiver com a cabeça em outro lugar, não posso contar. Amanhã (sexta-feira) vou falar com ele, dependendo do que falar, ele joga. Dia 2 que fecha a janela tem uns dias pela frente. Se estiver com a cabeça boa e sem dores, vai jogar – disse o treinador em outra resposta.

Renato também deixou claro que existe um atrito entre a direção e Luisito ao afirmar que está no meio de um "tiroteio". Mais de uma vez, o treinador afirmou que há "coisas que vocês (imprensa) não sabem", mas confirmou que "muitas coisas que se fala são verdades".

– Digamos que estou sendo o cara que está no meio do tiroteio. Converso com o jogador, presidente, diretoria. Lógico que queremos que o Suárez fique. Ninguém quer que ele vá embora, mas tem coisas que vocês não sabem. Ele poderia vir a público? É desejo do jogador. Essas perguntas todas vocês teriam todas as respostas. Não posso responder por ele, sei o que ele pensa, o que o clube pensa. Estou tentando ficar no meio e fazer com que haja um acerto nas duas partes. Ele tem conversado com a diretoria e presidente. Tem muitas coisas que vocês falam que são verdade. E muitas coisas que vocês não sabem – completou.

Por enquanto, até que se prove o contrário, Suárez segue como atleta do Grêmio. No sábado, o time volta a jogar após 10 dias. O compromisso é contra o Atlético-MG, na Arena, pelo Brasileirão. Além da “novela” sobre a saída do uruguaio, a questão física é outro ponto a ser analisado, pelas frequentes dores no joelho do centroavante.

Suárez tem futuro indefinido no Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Mais do ge