PUBLICIDADE

Mossoró, 21 de Março 2015 - 00:30hs

Noticias

Neoenergia e UNICEF vão conscientizar adolescentes do Semiárido sobre uso racional e seguro de energia

11 de Junho de 2014

No Semiárido brasileiro vivem cerca de 12,5 milhões de crianças e adolescentes. A taxa de mortalidade infantil é 11% superior à média nacional e o índice de abandono do ensino fundamental é 85% maior que a média brasileira (dados oficiais do governo federal). É nessa região, uma das mais vulneráveis do Brasil, que o Grupo Neoenergia e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estão firmando parceria para transformação de indicadores sociais. Um convênio entre as duas instituições foi firmado nesta quinta-feira (5/6), no Rio de Janeiro.

Com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão, o Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco) e Cosern (Rio Grande do Norte), promoverá ações de conscientização junto aos adolescentes sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. A iniciativa fará parte do Selo UNICEF Município Aprovado, que há 14 anos promove políticas públicas para assegurar os direitos dos jovens e a melhoria de indicadores sociais na região do Semiárido Brasileiro. Dos 585 municípios do Semiárido destes três estados, 459 participam do programa do Selo UNICEF. Nessas localidades vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes.

“O Semiárido é onde se apresentam as maiores desigualdades sociais do País. Como os estados em que atuamos fazem parte da agenda prioritária do UNICEF, estamos somando esforços para contribuir com a garantia de direitos das crianças e adolescentes da região. Os adolescentes serão grandes aliados na mudança de comportamento no uso da energia, evitando desperdícios e acidentes”, afirma Solange Ribeiro, presidente do Grupo Neoenergia. A parceria faz parte do Programa Anual de Eficiência Energética das distribuidoras, regulado pela Aneel.

A metodologia do Selo UNICEF prevê a realização de ações de comunicação para o desenvolvimento e mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados. Para saber mais acesse: http://www.selounicef.org.br/

“Com apoio dos nossos parceiros, trabalhamos para que cada criança tenha seus direitos assegurados e o reflexo disso não se dá apenas sobre ela, mas também sobre a família e a comunidade onde vive. Entendo que o engajamento de parceiros corporativos com a causa da infância é um diferencial valioso para as empresas, que passam a ser agentes responsáveis no desenvolvimento de um mundo muito melhor, não só para nossas crianças e adolescentes, mas para todos nós”, avalia Gary Stahl, Representante do UNICEF no Brasil.

Exposição

A aliança entre Neoenergia e UNICEF também levará a três capitais do Nordeste (Salvador, Recife e Natal) a Mostra Ilumanidade. Luz para cada vida. Luz para toda vida. A Mostra procura provocar sensações nos visitantes para que eles compreendam a dimensão das desigualdades que afetam as crianças e sintam-se estimulados a participar, junto com o UNICEF, de ações para a redução das desigualdades e para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

As crianças poderão experimentar outras realidades e serão estimuladas a refletir sobre o que é, por exemplo, carregar um balde de água por 6 quilômetros todos os dias ou sentir, através de uma boneca, o peso de uma criança subnutrida, realidade de algumas comunidades indígenas no Brasil

O Grupo Neoenergia terá um estande dedicado a orientar os visitantes sobre o uso racional e seguro de energia elétrica. Por meio de jogos virtuais, vídeos e distribuição de brindes, a concessionária conscientizará adultos e crianças sobre a importância do combate ao desperdício de energia. Além disso, mostrará que cuidados simples, adotados no dia-a-dia são fundamentais para evitar acidentes. Ao final da exposição, as pessoas que contribuírem com o trabalho do UNICEF vão receber uma lâmpada LED, bastando para isso apresentar a conta de energia do mês anterior à exposição.

A mostra gratuita passará por Natal (no Natal Shopping, de 17 a 29 de junho), Salvador (Salvador Shopping, de 16 a 30 de julho) e Recife (Shopping Rio Mar, de 2 a 15 de agosto).

São apoiadores da exposição o Salvador Shopping e o Shopping RioMar, no Recife.

Sobre a Neoenergia

A Neoenergia está entre os 40 maiores grupos privados do país. Presente em 13 estados, atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na área de geração, possui capacidade instalada de 4.010 MW entre usinas em operação e em construção. Em 2013, o Grupo concluiu a construção de 10 parques eólicos no Nordeste (7 no Rio Grande do Norte e 3 na Bahia) por meio de joint venture com a Iberdrola. Entre os empreendimentos em construção, destacam-se Teles Pires (1.820 MW), na divisa do Mato Grosso e o Pará; e Baixo Iguaçu (350,2 MW), no Sudoeste do Paraná.

Na área de distribuição, é o maior grupo privado do país em número de clientes, com 10 milhões de unidades consumidoras no Nordeste (Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é uma agência da ONU que tem como mandato assegurar que cada criança e cada adolescente tenham seus direitos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Com presença em 190 países, é referência mundial em conhecimento e ações de desenvolvimento relacionados à infância e adolescência, credibilidade construída a partir do desenvolvimento e intercâmbio de boas práticas.

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com