• Paulo Evaldo Mayer
  • Aquasol

Colunas

Nova trinca de vice-líderes na Alesc

12 de Maio de 2009 às 00:00min

Ao que parece, o governador Luiz Henrique da Silveira pretende aproveitar
a troca de Herneus de Nadal por Elizeu Mattos na liderança do governo na Assembleia para tentar, a um só tempo, reforçar a tropa de choque na tribuna e azeitar as relações entre os partidos da base aliada. Ainda que Herneus deva demorar mais algumas semanas na despedida do Palácio Barriga Verde para assumir a vaga de conselheiro do TCE, a passagem do cargo de líder para Elizeu deve ser concretizada hoje, a partir da reunião da bancada do PMDB, ou no máximo, até o final da semana. De qualquer forma, Mattos deve atuar com nova formação, já que os deputados Edison Andrino (PMDB), Cesar Souza Jr. (DEM) e José Natal (PSDB) foram convidados para se tornarem vice-líderes do governo.

A ideia é a mesma que LHS tentou operacionalizar no início do primeiro mandato, mas não funcionou. Ainda que meramente honorárias, porque ainda não existe a figura de vice-líder do governo no Regimento Interno da Alesc, as novasposições representam novo ensaio para defender e equilibrar os múltiplos – e até conflitantes _ interesses da aliança governista neste, e principalmente, no ano que vem. Não por menos foi escolhida para a escolta do novo líder serrano uma trinca de parlamentares da Grande Florianópolis com boa capacidade de oratória. Resta saber qual a reação de Andrino e Cesar Jr, já que o tucano Natal deve aceitar prontamente o convite formulado por meio do secretário Valdir Cobalchini.

Vigília no senado
A senadora Ideli Salvatti (PT) fez par com a atriz Cristiane Torloni, em torno do presidente do Senado, José Sarney, para combinar que amanhã será feita, no plenário da Casa, uma vigília em defesa da Amazônia e do meio ambiente brasileiro. Torloni havia reclamado no programa de Ana Maria Braga que o presidente Lula tem relutado em marcar uma audiência com os atores do movimento “Amazônia para Sempre”, que recolheram 1 milhão de assinaturas em favor da preservação deste patrimônio nacional. Ideli assistiu e convidou-a para ir ao Planalto. A atriz que interpreta a frívola Melissa, na novela das oito, teria sido advertida recentemente pela Globo por comportamento discriminatório com uma camareira.

Aperto
Fiesc aponta que as exportações da indústria catarinense caíram 21,5% nos quatro
primeiros meses deste ano, em relação a 2008. A balança comercial já acumula saldo negativo de R$ 175,9 milhões. O único produto, entre 10, com crescimento nas vendas é o fumo. Para o diretor de Relações Industriais e Institucionais, Henry Quaresma, a crise atingiu nove dos 10 itens da pauta de exportação, porque a crise financeira reduziu a demanda em todos os principais destinos. Para os Estados Unidos, maior comprador, Santa Catarina vendeu 37,5% a menos. E o pior é que ainda não há uma tendência consistente de recuperação.

Competência
A Justiça Federal negou pedido de liminar da empresa Proactiva Meio Ambiente Brasil para suspender os efeitos de uma notificação do Ibama feito sob a alegação
de que a Fatma havia emitido licença para a atividade. A juíza Marjôrie Cristina Freiberger Ribeiro da Silva entende que o exercício do poder de fiscalização é atribuição comum dos órgãos da União, dos estados e dos municípios. “A notificação exarada pelo Ibama pode conviver com a licença expedida pela Fatma; ambas são instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente”, despachou a juíza, ao diferenciar a competência entre licenciamento e constatação de dano ambiental.

Resposta
Edison Andrino até pode aceitar a nova missão de defender o Governo LHS, mas até as escadas do Palácio Barriga Verde sabem que ele mal superou ter ficado de escanteio
na troca da liderança da bancada do PMDB. Na ocasião, saiu Manoel Mota e assumiu
Antonio Aguiar.

Carona
O ministro do Turismo, Luiz Barreto, a senadora Ideli Salvatti e o deputado Cláudio Vignatti já confirmaram embarque no AeroLula, quinta, quando o presidente vem à Capital para abrir o 9º Congresso do Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

Filiações
Com cerca de 150 pessoas, entre os quais 50 tucanos de novíssima plumagem, o PSDB lançou em Chapecó a pré-candidatura do empresário Fernandes Andretta a deputado estadual. Afiado, Andretta destacou que é a resposta a quem dizia que o partido morreria no município.

Demissões
Mais de 600 postos de trabalho da unidade da Perdigão em Capinzal devem ser extintos até o mês de agosto. O fechamento daquele que seria o terceiro turno deve ocorrer gradativamente a partir da próxima semana, de acordo com informação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Capinzal, Ludovino Soccol. O Sindicato conseguiu negociar com a empresa que as demissões não fossem em massa, para minimizar o impacto econômico na região.

Energia
A Eletrosul entregou ontem à operação comercial a Subestação Joinville Norte, obra que aumentará em 52% a capacidade de abastecimento de energia elétrica na região.
Falta, contudo, a finalização da linha de distribuição da Celesc para colocar em operação o novo sistema que inclui o PAC-SC.

Comentários

Comentar

Nenhum comentário até o momento.


Enquete

Você tem interesse em acompanhar as propagandas eleitorais?

Opções
Veja enquetes anteriores

Colunas e blogs

Ver todas as colunas

Virtualiza Comunicação