email com formato inválido

preenchimento obrigatório

in english Página Oficial de Mário David Deputado ao Parlamento Europeu. Vice Presidente do Partido Popular Europeu

ouvir

17 Julho 2009

Biografia

MÁRIO Henrique de Almeida Santos DAVID
Deputado ao Parlamento Europeu

Mário David é Deputado à VII Legislatura do Parlamento Europeu (2009-2014), eleito pelo Partido Social Democrata de Portugal. É igualmente Vice-Presidente do Partido Popular Europeu. Casado com Maria Filomena há mais de 25 anos, têm um filho, Pedro.

Mário David nasceu a 20 de Agosto de 1953 no distrito da Lunda, em Angola, onde fez os seus primeiros estudos. Em Luanda terminou o Liceu e ingressou na Faculdade de Medicina. Em 1974 mudou-se para a Faculdade de Medicina de Lisboa, onde viria a terminar a sua Licenciatura a 23 de Agosto de 1977, tendo de seguida exercido medicina em diversos Hospitais e Centros de Saúde.

Adere ao Parido Social Democrata em 1979, sendo muito jovem convidado pelo General Soares Carneiro, antigo Secretário-Geral do Governo de Angola e amigo pessoal da família, para integrar o seu núcleo duro na Campanha Presidencial de 1980.

Começa então uma vida ligado à política, colaborando, entre 1980 e 1989 em diversos Governos, com Francisco Pinto Balsemão, Paulo Mendo, Fernando Nogueira, Faria de Oliveira e António Capucho.

Em 1987 fez o Curso do Instituto de Defesa Nacional, sendo posteriormente eleito Presidente da Associação de Auditores de Defesa Nacional.

A paixão pelos temas europeus leva Mário David para Bruxelas em 1989, para o Parlamento Europeu, tendo sido eleito Secretário-Geral do Partido, Secretário-Geral do Grupo Parlamentar e membro da Presidência dos Liberais, Democratas e Reformistas Europeus (ELDR). Sob a liderança de Marcelo Rebelo de Sousa, o PSD adere ao Partido Popular Europeu (PPE) em Novembro de 1996, tendo Mário David sido eleito Secretário-Geral do Grupo Parlamentar do PPE de Abril de 1997 até Julho de 1999. Com a abertura da Europa a leste, Mário David assume a função de Conselheiro Especial para o Alargamento da União Europeia, responsável pela equipa de acompanhamento para os doze países candidatos, bem como das relações com a Rússia e Países Balcânicos.

Com a vitória do Partido Social Democrata, nas eleições legislativas de 2002, o Primeiro-Ministro Durão Barroso convida-o para ser o seu Assessor Político, com especial enfoque nas questões de política Europeia. De Maio a Julho de 2004 Mário David assume um papel crucial na nomeação de Durão Barroso como Presidente da Comissão Europeia, trabalho reconhecido publicamente em artigos na revista Newsweek e no jornal Finantial Times. Enquanto coordena o Gabinete de Transição para a nova Comissão Barroso, é convidado pelo Primeiro-Ministro Santana Lopes para assumir o cargo de Secretário de Estado dos Assuntos Europeus no XVI Governo Constitucional, tendo tomado posse a 23 de Julho de 2004.

Durante o seu mandato foi o fundador do Movimento dos Países Amigos da Coesão, criando as bases para a bem sucedida negociação das Perspectivas Financeiras 2007-2013 de que resultou a atribuição de um envelope financeiro de cerca de 21 mil milhões de Euros a Portugal.

Em Março de 2005 foi eleito Deputado à X Legislatura da Assembleia da República pelo Distrito de Leiria. Exerceu as funções de membro titular da Comissão de Assuntos Europeus (onde foi o coordenador do PSD), membro titular da Comissão de Defesa Nacional e membro suplente da Comissão de Negócios Estrangeiros. Criou e presidiu a dois Grupos Parlamentares de Amizade, com a Federação Russa e a Ucrânia, e foi Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com a República Popular da China.

Ainda no PSD foi Secretário-Geral Adjunto e Membro do Conselho Nacional durante a Presidência de Rebelo de Sousa, e Presidente da Comissão de Relações Internacionais durante as Presidências de Durão Barroso, Marques Mendes e Santana Lopes.

Mário David tem condecorações atribuídas por três Estados: É Primeiro Oficial da Ordem do Cavaleiro de Madara da República da Bulgária, em cerimónia presidida por Sua Alteza o Rei Simeão; tem a Ordem de Mérito da República da Ucrânia em cerimónia presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Borys Tarasyuk; e é Comandante da Ordem de Serviços Fiéis da República da Roménia em cerimónia presidida pelo Presidente da República Traian Basescu.

Mas não só a política ocupa as suas atenções. Também o Movimento Associativo Desportivo, tendo sido Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ténis e sendo Membro do Conselho Leonino do Sporting Clube de Portugal.

Cidadão do mundo, fascinado por conhecer novas culturas e realidades, já visitou quase 60 países.

| More