O ULTRA estranho lançamento de Ultraman e Spectreman em DVD e Blu-ray no Brasil


Leia este post ouvindo o tema acima! :D

Uma notícia que pegou muita gente de surpresa foi o anúncio, feito nesta semana, do lançamento das séries clássicas Ultraman, Ultraseven, O Regresso de Ultraman (Ultraman Jack) e Spectreman em DVD e Blu-ray no Brasil. O lançamento ficará a cargo da desconhecida Masterpiece HD (selo criado pela empresa carioca Acesso Distribuidora).  Junto com o anúncio, entretanto, pairou uma nuvem de desconfiança. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a franquia das séries Ultra é vítima de uma briga por direitos autorais que vem se arrastando há um bom tempo. De um lado a tailandesa Chayo e do outro a produtora original japonesa Tsuburaya. Em 2008, a Tsuburaya ganhou na justiça o direito exclusivo sobre a franquia. Porém, em entrevista ao site Jbox, a Masterpiece informou que a UMC/Tiga (empresa de Hong Kong parceira da Chayo) tem legalmente os direitos de distribuir a série fora da Tailândia e Japão, sendo que a mesma empresa licenciou este material para diversos países (entre eles os EUA).  O único título fora desse imbróglio é Spectreman, já que este foi produzido pela P-Productions.

Nós jurídicos à parte, outra coisa que chamou a atenção foi o anúncio das séries em Blu-ray. Até agora apenas alguns filmes (Godzilla, Kamen Riders, Sentais entre outros) foram lançados no formato. Nem no Japão as séries da família Ultra (tampouco Spectreman) estão disponíveis em alta definição.  Se já existem dúvidas em relação à qualidade do material em DVD (é só lembrar do National Kid em “VHS Digital” by Focus), imagine o Blu-ray. Mesmo que o DVD venha com boa qualidade, não vai adiantar nada se o Blu-ray tiver som e imagem igual ou só um pouco melhor.  Mesmo nos EUA, de vez quando aparecem BDs com cara de VHS.

Outra dúvida importante é em relação à dublagem e legendas. Será a versão redublada ou a original da Cinecastro? E as legendas? Na entrevista não ficou claro que os DVDs/BDs terão legendas em português:  “Apenas original japonês, dublados e legendados em espanhol poderemos disponibilizar“. O que isso significa? Será que as únicas legendas seriam em espanhol? Isso seria bizarro demais. O fato das séries também serem distribuídas na Argentina explicaria as legendas em espanhol, mas lançar um DVD/BD SEM legendas em português no Brasil seria um absurdo. Em relação aos extras, eles existirão, mas ainda não foram divulgados quais serão.

Quanto à forma de lançamento, a Masterpiece anunciou que, de agosto a setembro, lançará Ultraman em DVDs avulsos (num total de 10 que, a julgar pela imagem, serão enluvados) incluindo 5 cards, com um preço sugerido de R$ 19,90 por unidade. Já em outubro, está previsto o lançamento daquilo que, se tudo sair nos conformes, será um dos mais luxuosos de todos os tempos no Brasil (e quiçá no mundo): uma réplica da cabeça do personagem com a série completa em Blu-ray, 50 cards e camiseta oficial! Também em outubro está previsto o box com a série completa em DVD, mas a “cabeça” parece ser exclusividade do Blu-ray. Não ficou claro se apenas Ultraman terá a versão Giftset ou se o privilégio se estenderá para as demais séries.

Este é um lançamento que todos os colecionadores torcem para que venha com qualidade. São séries com uma imensa base de fãs no Brasil que há tempos esperam um lançamento oficial (os DVDs de banca não contam).  Em breve, teremos mais novidades e ficamos na torcida para que este lançamento não seja mais um daqueles “piratas oficiais” da USA Discos ou Continental.

Via Jbox

---------------------------------------------------------------------------

Séries de TV em DVD com opções em português na Amazon.com:

Categorias: Blu-rayDVDNotícias

Tags: , , ,

Sobre o autor

RiderJeff coleciona DVDs desde 2004, também na na idade do metal discóide furado. Há alguns anos teve uma coleção de VHS mas infelizmente sobraram apenas algumas fitas mofadas. Procura fazer uma coleção abrangindo diversos diretores, gêneros e épocas e também de filmes/séries que já viu e gostou.

Comentários (38)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Dan Imori disse:

    Não tenho muita esperança, mas torcendo pra qualidade ser boa! E de olho na réplica da cabeça!

  2. gpieri disse:

    vamos esperar e ver se vira..

  3. renatofelix disse:

    DVDs sem legenda em português? Que tal a primeira temporada de 'A Gata e o Rato' ou 'Trocando as Bolas'?

    • RiderJeff disse:

      Sim, me lembro desses DVDs. Pior ainda são alguns DVDs (principalmente desenhos) que não tem nem legendas nem o áudio original como os filmes de Dragon Ball Z lançados pela Imagem.

      Não seria uma coisa inédita mas não deixa de ser um absurdo…

      • Francis_Mariani disse:

        Além desses, tem a primeira temporada de He-man que não tem áudio original e os DVDs de Digimon que não tem legendas em português apesar de terem o áudio original.

        Vai entender.

        • DouglasNN disse:

          A respeito da primeira temporada do he-man foi "explicado"(procurei a entrevista, mas não achei, onde um representante da focus afirma que foi por causa do contrato o motivo de não haver áudio original na primeira temporada). Quanto a digimon também achei estranho, apesar de preferir assistir dublado mesmo pela nostalgia (exceto a música da Angelica, aquilo é de doer os ouvidos)

          • Mirai_Trunks disse:

            Cara, "Motivos de contrato" é a desculpa padrão ABSURDA que a FOCUS dá para todos os ERROS, FALCATRUAS e DIMINUIÇÃO DE CUSTOS que faz em seus produtos de baixa qualidade.
            Pode ter certeza que a resposta da FOCUS para a falta do episódio 55 de He-man como também os cortes de 3 a 5 minutos nos episódios do ultimo box do He-man também vai ser "Motivos de Contrato".

            Nos EUA o box tem áudios em INGLÊS e ESPANHOL. Na EUROPA tem áudios em INGLÊS, ESPANHOL e PORTUGUÊS DO BRASIL, no MÉXICO tb Se aqui não teve, áudio em INGLÊS foi porque a FOCUS não quis.

            E em todos esses paises sitados acima os box possuem todos os episódios sem cortes.

            Se realmente quisesse, a FOCUS teria lançado os box de HE_MAN completos e também teria lançado o BOX 4 de FULLMETAL sem cortes, não lançou porque não era de interesse deles pagar por isso.

            A Focus já sabe que mesmo lançando produtos ruins, sem qualidade, se vender a preço baixo, o povo brasileiro compra. Essa é a jogada deles.

  4. Cidraman disse:

    Estou torcendo muito para que este seja um caso no estilo "Vinny Filmes", para que estes seriados clássicos sejam lançados definitivamente aqui, com a melhor qualidade possível.

    Quanto à questão das legendas, acho que houve um mal-entendido, uma vez que a empresa afimou que está fazendo a tradução a partir de scripts em inglês, mas informou que não poderá utilizar legendas ou áudio em inglês, pois não possui os direitos destes. "Apenas original japonês, dublados e legendados em espanhol poderemos disponibilizar".
    Ou seja, o entrevistado referia-se ao material estrangeiro que pode disponibilizar, e não às legendas e dublagens nacionais.
    Mas é claro que concordo: seria um absurdo um lançamento sem as devidas opções em nosso idioma.

    Enfim, repito, estou torcendo muito para que esta empresa faça um trabalho sério e dedicado.
    Aguardo há tempos estas 4 séries e se realmente forem lançadas em giftsets, são aquisições não apenas certas, mas obrigatórias, ao menos para mim.

    "Dominantes, às ordens!!!!"

    • Patricia disse:

      Enfim, repito, estou torcendo muito para que esta empresa faça um trabalho sério e dedicado.
      Aguardo há tempos estas 4 séries e se realmente forem lançadas em giftsets, são aquisições não apenas certas, mas obrigatórias, ao menos para mim.

      "Dominantes, às ordens!!!!" [2]

      Torcendo muito pra que saia algo de qualidade.

    • Mirai_Trunks disse:

      Creio que seja isso também. Vai ter legendas em português mas feitas a partir dos scripts em inglês, o que vai ser horrível, pois as adaptações feitas nas séries da família ULTRA para serem exibidas nos EUA foram grandes. Agora se o que eles conseguiram foi uma tradução do script japonês parao o inglês e vão utilizar isso para fazer a tradução para o português, ai sim pode ficar bom.

    • Cidraman disse:

      Ainda sobre as legendas, um detalhe que me deixou temerário agora:

      Se observarem as imagens do Ultraman, próximo ao código de barras, há informações técnicas.
      Ali consta:

      "Áudio: original japonês – dublado em português | Legendas: sem legendas"

      Realmente fica difícil entender essa confusão toda.
      O jeito é esperar o lançamento, ler resenhas e só então decidir pela compra.

  5. lrpacha disse:

    Não sou fã de nenhuma dessas séries, mas estou torcendo para que sejam lançamentos com qualidade, diferente do padrão da Imagem Filmes, Continental, etc…

  6. Kaenn disse:

    Eu vi essa noticia no Jbox, tô querendo saber como vai ser essa replica da cabeça do Ultraman! XD

  7. renatorod123 disse:

    Chances enormes de serem edições piratas. Eu trabalhava como editor há alguns anos e tentei trazer alguns mangás para o Brasil. A dificuldade em conseguir um acordo e as obrigações contratuais são insanas. E sei, por contatos no mercado, que é a mesma coisa para home vídeo. Estou na torcida para que sejam boas edições estas da Masterpiece HD, mas mesmo se tiverem alta qualidade, box cabeça, dublagem clássica, em 3D, widescreen e o que for, se forem edições ilegais #noway.

    Não compro DVD pirata, mesmo se tiverem boas intenções… afinal, colecionador no Brasil sabe que de boas intenções a Imagem Filmes está cheia.

    • eraj1972 disse:

      Eu também detesto, "D-E-T-E-S-T-O" filme pirata. Um colega meu às vezes me empresta, mas não gosto mesmo, pode ter a imagem igual à do DVD, não gosto de jeito nenhum!

  8. RML7000 disse:

    E NADA DA PLAYARTE LANÇAR OS BLU-RAYS DOS CAVALEIROS DO ZODÍACO!!!! afff=/

  9. brunofm disse:

    Realmente, muito estranho.

  10. Rafael Poggi disse:

    NOOOOOOOOOOOOOOOSSA! Isso me lembra muito minha infância na frente da TV nas manhas do SBT (TVS na época)!!!! Mas eu não sei se compraria, apesar de que a cabeça do Ultramen seria iradíssimo! rssss

  11. chbossan disse:

    E qual é dessas 2 pré vendas q estão na dvdworld???

    ULTRAMAN – OS GUERREIROS DA ESTRELA DA LUZ
    ULTRAMAN – A BATALHA DO HIPERESPAÇO

    os dois tem audio em japones e portugues, dolby digital 5.1 e legendas em pt-br???

  12. jamesedwart disse:

    Será que realmente vão ter uma imagem digna? Pois se for TV-Rip ou copia de VHS tou fora.
    Agora sobre a Dublagem original não sei se vai ser possivel, pois sei lá a dublagem é muito antiga e pode ocorrer que nem todos os episodios chegariam a ter a dublagem clássica. Outra dúvida realmente é as legendas, e uma coisa, esses seriados e desenhos niponicos chegam a ter erros de tradução nas legendas ou então as legendas que são os dialogos das dublagens, espero que não seja cometido esse erro.
    Outra coisa será que o Ultraseven terá todos os episódios lançados? Pois se não me engano alguns nunca foram exebidos no Brasil..

  13. angelomx disse:

    É meio estranho um quase quarentão, como eu, vendo esse tipo de série, com produção bem tosca, mas…

    QUE SE FODA !!!!!!

    Cresci vendo Spectreman e Ultraman, comprei uma vez um dvd de banca, putz a qualidade é pessima. Tomara que lancem com a dublagem original.

    "Planeta: Terra. Cidade: Tóquio…"

  14. hhlopes disse:

    Vai ser tosqueira! Mas tomara que eu esteja errado. No anúncio é tudo muito bonito, realmente uma coleção de "dar aguá na boca", porém vale lembrar que se trata de um detalhe: imagem meramente ilustrativa. Não é sempre assim que divulgam um produto? Quantas vezes vimos a propaganda de um filme que vai ser lançado e depois é totalmente diferente daquilo que estava previsto? Se porventura esses caras lançarem algo tão bom como parece, a preço de banana, vai quebrar as "grandonas", obrigando-as a melhorar os seus produtos. E por acaso vocês acham que isso vai acontecer?

  15. Mais alguém aqui leu a descrição da empresa Masterpiece HD e ficou com a pulga atrás da orelha?

    Para quem não viu:

    " Masterpiece is one of the most important distribution companies of Home Video of South America. Headquartered in Sao Paulo, Brazil, Masterpiece also produces and licenses audiovisual content for TV and Internet. Masterpiece is the official distributor in Brazil of the Ultraman, Spectreman and Ultraseven."

    Como assim é uma das mais importantes distribuidoras de Home Video da América do Sul e ninguém sabia?

    Isso tá no site oficial (http://www.masterpiecehd.com.br/) MEU DEUS!

  16. Nelson_bjc disse:

    Se o produto for de qualidade e tiver a dublagem clássica vou pensar em comprar Ultraseven, sem dúvida o melhor da família Ultra.
    Ultraman sempre achei meio fresco. E Spectreman o favelado dessa turma de heróis japoneses. rsrssss

  17. rvarotto disse:

    Torço pela qualidade, pelo bem do movimento. Mas confesso que nem mesmo questões sentimentais me levariam a comprar esses. Para falar a verdade, apesar destas séries terem feito parte de minha infância, mesmo quando criança, já achava estas séries muito toscas e bobas.

  18. Jucier_Mozzy disse:

    Será nostálgico ouvir a voz de Seu Madruga narrando Spectreman!!!

    COMPRO COMPRO COMPRO!!!! \o/

  19. Spectreman…. sei não, mas acho que esses lançamentos são tão oficiais quanto esses aqui: http://twitpic.com/2wumef http://twitpic.com/2wumcr http://twitpic.com/2wumbm

  20. EmersonMH disse:

    Mesmo se lançarem sem legendas e sem a dublagem original eu compro. O que me surpreendeu aí foi o Ultraseven. Pra quem não conhece, as histórias eram mais adultas, com direito até a vampiro espacial. Espero ansiosamente e com o cartão de crédito nos dentes!!

  21. jaspionico disse:

    No site do Jbox, o dono da masterpiece brada aos 4 ventos que a Chayo UMC Tiga ganhou da tsuburaya na corte distrital de toquio e que não cabia mais recursos, que ele tinha fartos documentos sobre isso, enfim… como podem ler no site da masterpiece, ele ta editando os dvds com autorização dessa Chayo UMC. Mas ontem uma noticia bomba ta saindo em tudo que e site especializado de tokusatsu internacional, publicando a decisão da Suprema Corte Japonesa, proferida pelo magistrado Magistrado Toshiaki Iimura em favor da tsuburaya do Japão, e ainda cancelou a decisão da Corte distrital de Toquio que condenava a tsuburaya a pagar 16.000.000 de Yenes, e ainda condenou a Chayo a pagar 100.000.000 Yenes a Tsuburaya. Ao que parece, o dono da masterpiece agora tem uma grande banana em suas mãos, pois estes dvds não são autorizados pela Tsuburaya do Japão. Mas que vergonha, so aqui nessa terra brazilis mesmo… fonte da noticia.: http://www.jiji.com/jc/c?g=soc_30&k=201107270… com o bom e velho google translator da pra conferir a noticia.

  22. DonnyRock disse:

    Hoje nas Americanas fisíca em S.B.C., já vi dois dos vários filmes dos Ultras que a FOCUS irá lançar, são eles Ultraman Tiga E Ultraman Dyna os gurreiros da estrela da luz por R$ 16,99 e Ultraman Gaia a batalha do Hiperespaço R$ 19,99

  23. chbossan disse:

    Alguem ai já viu esse box com 3 dvds do Ultraman para vender????

  24. UsernameNone disse:

    chbossan, eu já os vi nas Livrarias Curitiba (em Curitiba, evidente), por 29,90. Quase os comprei, pois são tão bonitos quanto nas fotos. A impressão que tive, ao pega-lo nas mãos, foi de se tratar de um digistak. Contudo, como eram apenas 3, e nunca havia ouvido falar na coleção, fiquei com a pulga atrás da orelha. Como já foi lançada uma coleção incompleta do Ultraman no Brasil, esperarei lançarem toda a coleção antes de me arriscar a comprá-los. Gostaria muito de ter a série completa em DVD.

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.