Por Nicolas Tavares e João Kleber Amaral

Lançado no Salão de Genebra deste ano, o ultracompacto elétrico Hiriko está registrado no Brasil, como mostra a última edição da revista do INPI. O Hiriko é um projeto de veículo 100% elétrico com sistema de tração e direção nas quatro rodas e que vem sendo desenvolvido desde 2010. Com dois lugares e acesso através de uma única porta frontal, o pequeno possui um compartimento para cargas de 300L. Suas baterias são de íon-lítio e tem uma autonomia de 120 km entre recargas, com velocidade limitada a 90 km/h.

Hiriko

O Hiriko tem como alvo órgãos públicos e empresas com foco no compartilhamento de veículos, podendo ser utilizado por qualquer pessoa. Um dos grandes diferenciais do carrinho é o fato dele encolher na hora de estacionar, passando dos 2,7 m de comprimento quando em movimento a exatos 2 m na hora da manobra. Além disso, com o auxilio do sistema de direção nas quatro rodas, o Hiriko pode girar sobre seu próprio eixo, assim ninguém passa aperto na hora da baliza.

Hiriko

Por um erro na revista do INPI, não há informações sobre quem registrou a patente do modelo. Procurado por Car and Driver, o grupo responsável pelo projeto ainda não se manifestou sobre o registro no Brasil.

Saiba quanto custa o seguro deste carro. Faça uma cotação online e compare diversas seguradoras. Clique aqui.
Leia também
Comente!