Caso do Dia

09 Abr 2014

O maior não é o melhor

   Às vezes estar no topo da cadeia alimentar não é exatamente um bom negócio. O caso: o peixe da espécie Microgadus tomcod, da família do bacalhau, sofreu uma espécie de mutação para poder sobreviver nas águas poluídas do Rio Hudson, em Nova York. Estes pequenos peixes marrons vivem nas proximidades de várias fábricas da General Electric (GE), que despejaram toxinas no rio da década de 50 até a década de 80, quando o processo foi interrompido.

   Mas os produtos químicos, como dioxinas e bifenilpoliclorados, conhecidos como PCBs, ainda podem ser encontrados em grandes concentrações na água do rio. Quando o despejo de produtos químicos no rio foi encerrado, 30 anos atrás, 94% dos peixes Microgadus tomcod sofreram com tumores no fígado. Com esses dados em mãos, o pesquisador Isaac Wirgin, da Universidade de Nova York passou décadas estudando como o animal se adaptou ao habitat. Wirgin descobriu que os peixes ficaram altamente resistentes aos efeitos do PCB e da dioxina.

   De acordo com a pesquisa, publicada nesta semana na revista científica Science, o Microgadus sofreu uma mutação e agora possui um gene que reduz os efeitos da dioxina e do PCB, permitindo que a espécie continue sobrevivendo na região contaminada. A má notícia é que o animal agora virou uma ameaça aos seus predadores e aos homens, que estão no topo da cadeia alimentar. Com a resistência aos produtos químicos, o peixe acumula toxinas em seu corpo e transfere os produtos para seus predadores, que não estão adaptados para resistir ao tóxico, explicou Wirgin.

Notas

09 Abr 2014

Pela metade

O Ipea bem que poderia ter divulgado antes e nós jornalistas bem que deveríamos ter cobrado mais cedo qual foi o percentual de homens e mulheres ouvidos na malfada pesquisa que trocou as bolas de dois terços para um terço. Mais da metade dos pesquisados eram mulheres.

09 Abr 2014

O SPC engordou

O número de pessoas físicas inadimplentes na base de registros do SPC Brasil aumentou 6,58% em março de 2014, em relação ao mesmo período de 2013. A partir deste dado, o SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) estimam que, ao fim de março, havia no Brasil cerca de 52,5 milhões de consumidores inadimplentes.

09 Abr 2014

Mais um

Hoje tem mais um ato no Centro para complicar o ir e vir da população, deixa eu ver a longa lista...mais um minutinho...ah!, sim, do CPERS. Para variar. Vi outro ontem nas proximidades da Caixa Econômica Federal, algo a ver com ocupação. Ocupação do saco da população, isso sim.

09 Abr 2014

Star Traque

Na palestra que fez no evento Fronteiras do Pensamento, o tributarista Ives Gandra Martins comparou a esquerda brasileira com os Borgs da série Star Trek, que vão assimilando tudo com uma só visão possível, uma só "verdade absoluta". Trazido para cá é o que chamo de Fundamentalismo Guasca. 

09 Abr 2014

Eu só queria entender

Eu e mais dezenas de colunistas do mundo automotivo não conseguimos entender como pode o topo de linha do novo Corolla não ter controle de tração nem de estabilidade, sem falar em cositas menores como não ter saída de ar condicionado para passageiros traseiros. A R$ 93 mil não pode, como diria o personagem Macaco do Chico Total. O macaco tá certo.

09 Abr 2014

Estímulo à leitura

Para estimular o hábito da leitura entre seus 3 mil funcionários, o Grupo Habitasul lançou ontem o II Prêmio Literário Elida de Freitas e Castro Druck. Os funcionários deverão ler os oito livros indicados pelo regulamento do prêmio e preparar-se para uma prova oral, no formato de entrevistas. O presidente do grupo, Péricles de Freitas Druck, e a diretora Maria Thereza Druck Bastide ressaltaram as origens do prêmio. Iniciativa elogiável.

A Vida Como Ela Foi

A vida como ela foi

09 Abr 2014

Gato por lebre

"...o dono do chiuaua põe os óculos escuros e entra no restaurante"

  Dois amigos levam seus cachorros para passear num sábado antes do meio dia. Um deles tem um dobermann. O outro tem um chiuaua. Depois da caminhada, o dono do dobermann diz:

     - Vamos a um restaurante para comer alguma coisa?

 O dono do chiuaua responde:

     - Não podemos entrar. Estamos com os cachorros.

     - Deixa de ser burro, faça como eu - diz o dono do dobermann.

  Ele põe óculos escuros e vai entrando com o cachorro. O porteiro diz:

     - Desculpe, mas cachorros não podem entrar.

  O dono do dobermann:

     - Você não entende. Eu sou cego e esse é meu cão-guia. Pela lei você não pode me discriminar por causa de minha deficiência. O porteiro concorda, mas fica com uma minhoca.

    - Você está certo. Mas um dobermann como cão-guia?

    - Sim, eles estão sendo usados agora. São muito bons - diz o dono do dobermann.

   O dono do chiuaua põe também os óculos escuros e entra no restaurante. O porteiro levanta a mão com o sinal de pare.

     - Desculpe, mas cachorros não podem entrar.

   O dono do minicão:

     - Você não entende. Esse é meu cão-guia!

  O porteiro fica indignado.

    - Ah, não! Você pensa que eu sou um idiota! Um chiuaua de cão-guia!

    - Chiuaua?!! Meu Deus, me venderam uma chiuaua!!

Veja outros títulos:

.

Edições Anteriores

Abril 2014
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
5
6
12
13
18
19
20
21
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
« mar mai »

Pesquisar no Site:


Avisos à Praça

» MÉDICO radiologista do Hospital Moinhos de Vento, Dakir Duarte Filho foi premiado no Inovação Medical Service.

» LANÇAMENTO do 9º Palco Giratório Sesc Porto Alegre será dia 15/19h/Alberto Bins, 665.

» 30ª Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia Plástica será realizada de 10 a 12 de abril no Serrano Resort, Gramado.

» ENCERRAMENTO do projeto Ala dos Queimados do HPS do Rotary Bom Fim/Floresta será dia 11/12h15min/João Telles, 508.

Frase do Dia


" Não podes ensinar o caranguejo a caminhar para a frente "

Aristófanes