By: Mateus | March 30, 2015

O  Hardanger Fiddle , conhecido também como " harding fele " é uma espécie de violino com 4 cordas melódicas e mais  4 a 5 cordas de ressonância passando por debaixo do espelho, que vibram quando as outras são tocadas. Assim como as rabecas brasileiras, existem inúmeras afinações para o instrumento.

É extremamente ornamentado e nesse caso pensou-se em mesclar os elementos da cultura original, a Norueguesa, com a Brasileira, seja na representação da flora como nos motivos e desenhos dos Marajoara.

Nosso instrumento levou cerca de 300 horas para ficar pronto, sendo o primeiro é natural que se faça alguns moldes e peças a mais que entram nessa carga horária.

Este aqui é baseado no modelo e desenhos de Sverre Sandvik, com as alterações estéticas mencionadas. Algumas alterações estruturais foram necessárias, tendo em vista resistir ao clima do Brasil e também facilitar a montagem com a utilização de um estandarte específico com micro-afinadores para as cordas de ressonância.


Para quem quiser saber mais do instrumento e da sua música acessem o site da  Hardanger Fiddle American Association   disponível somente em língua inglesa.

Category: Luteria 

Tags: