1. Central de Atualidades
  2. Reportagens
  3. História do Pan de São Paulo
São Paulo — coração do Pan de 1963

Por Camila Souza
16/04/2007

Cartaz dos jogos Pan-americanos de São Paulo.

Seguindo a tradição, a escolha da cidade de São Paulo como sede dos Jogos Pan-americanos de 1963 foi feita em um congresso realizado poucos dias antes do Pan anterior (o de Chicago, ocorrido em 1959). Esse encontro, o VII Congresso Esportivo Pan-Amercano, foi organizado pela Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).
Pela primeira vez, duas cidades disputaram para sediar os jogos: Winnipeg, no Canadá, e São Paulo, no Brasil. Com 18 votos contra 5, a cidade de São Paulo foi eleita para ser o coração dos Jogos Pan-americanos de 1963.

A cidade

No início da década de 60, São Paulo apresentava uma população de aproximadamente quatro milhões e meio de habitantes. A metade era composta por jovens com idade inferior a 21 anos, fator que favorecia muito a prática esportiva na cidade. Não só o grande número de jovens influenciou o desenvolvimento esportivo, como também a existência de um órgão do governo encarregado de amparar as atividades desportivas e de vários clubes, como o São Paulo Esporte Clube, o Esporte Clube Corinthians Paulista, a Sociedade Esportiva Palmeiras, o Clube Atlético Paulistano, o Esporte Clube Pinheiros e o Clube de Regatas Tietê. Este último teve muita importância para a natação e realização de regatas, uma vez que estava localizado às margens do Rio Tietê que, até então, tinha águas puras e limpas, propícias para treinos e competições.
A capital paulista estava em constante crescimento, sobretudo após a implantação do pólo industrial chamado ABC Paulista, formado por Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, cidades metropolitanas da Grande São Paulo. Atualmente, o estado conta com o maior parque industrial automotivo da América Latina, entre montadoras e fabricantes de autopeças. Mais tarde, a cidade de Diadema também aderiu à industrialização, constituindo o ABCD Paulista. Isso também favoreceu a escolha de São Paulo, pois a cidade constituía-se em um dos focos de crescimento industrial do Brasil.

  | próximo
   
Início
Mídia e propaganda
Congressos da
Odepa
Vila pan-americana
Chama pan-americana