Pilar

De WikiAlagoas
Localização do município de Pilar no mapa do Estado de Alagoas
Lagoa mundaú

Pilar é um município de Alagoas, situado a 37 Km de Maceió. Localizado na Mesorregião Leste Alagoana e Microrregião Maceió , tem uma população de 33.312 habitantes (2010) e um território de, aproximadamente, 248,98 km². Pilar localiza-se a 09º35'50" de latitude sul e 35º57'24" de longitude oeste, a uma altitude de 13 metros acima do nível do mar.

Tabela de conteúdo

[editar] Etimologia

A explicação lendária diz que uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada em cima de um pilar por agricultores que viviam dispersos na mata que predominava na região. Retirada e levada no dia seguinte para uma capela próxima ao local do achado, misteriosamente a imagem sumiu da igrejinha onde fora deixada, sendo encontrada no mesmo sítio do dia anterior sobre o pilar abandonado. O fato repetiu-se mais de uma vez, até que os primeiros colonos, habitantes daquelas paragens, que tinham a laguna como referência, entenderam que um povoado deveria ser edificado. Daí o nome Pilar. O mais correto é supor que Alarcão Ayala, proprietário do Engenho Velho, de origem espanhola, tenha escolhido Nossa Senhora do Pilar como padroeira da igreja colonial em torno de seu engenho de açúcar, e daí tenha se originado a primitiva povoação. A santa é muito venerada pelos hispânicos, e Zaragoza, cidade onde teve início seu culto, foi no passado, e é até hoje, um doa mais importantes santuários marianos da Europa. Pilar é, portanto, originário de Nossa Senhora do Pilar, santa de devoção espanhola. Em 1944, teve seu nome modificado para Manguaba, em virtude da laguna de mesmo nome, principal acidente geográfico do município. Voltou, cinco anos mais tarde, em 17 de setembro de 1949, a ter sua denominação original.

[editar] Demografia

Segundo a estimativa do IBGE(2010), do total de 33.312 habitantes de Pilar, 16.172 são homens e 17.140 são mulheres. O senso indica ainda que, dos 33.312 habitantes, 31.808 habitam na zona urbana e 1.504 na zona rural do município.

[editar] História

A cidade de Pilar já era povoada desde os tempos das Capitanias, quando Alagoas pertencia a Pernambuco, onde por volta de 1600 já existiam indícios da presença dos Índios Cariris no complexo lagunar Mundaú-Manguaba. As margens da Lagoa do Sul (Manguaba) formou-se uma pequena Vila de Pescadores e no Século XVII, Gabriel Soares da Cunha, fundou o Engenho Velho, que denominava-se como São Gabriel, que em 1750 passou a pertencer ao Português Matheus Casado de Lima, que também era proprietário de vários Engenhos, entre eles o Engenho Pilar, edificado nas terras do Engenho Velho e o Campinas, em Santa Luzia do Norte. Foi a partir da implantação dos Engenhos de Açúcar em Pilar, que a Vila começou a crescer. Esse Engenho, que deu origem à cidade do Pilar ficava localizado nas proximidades da Igreja do Rosário, inaugurada em 1º de Novembro de 1800, onde existia a Capela de São Matheus, que foi o 1º Padroeiro do lugar, Alguns historiadores relatam que o nome da cidade se deu a um fato ou lenda de que, um pescador, chamado Thiago, encontrou a imagem de Nossa Senhora num Pilar, porém essa história era muito comum naquela época, a exemplo de Aparecida do Norte-SP e outras Vilas de Pescadores pelo Brasil afora, mostrado na novela: A Padroeira. Essa história de Thiago, o pescador, ocorreu a cerca de 2000 anos, logo após a morte de Jesus, quando Maria pediu aos discípulos que fossem pelo mundo e pregassem o Evangelho, e Thiago, que era um dos Apóstolos de Jesus, seguiu sua missão e quando chegou nas terras espanholas, em Saragozza teve uma visão de Nossa Senhora num Pilar, mostrando que ali deveria ser edificada uma igreja, que hoje é a monumental Basílica de Nossa Senhora do Pilar... E em 1831, quando o Espanhol José de Mendonça de Alarcão Ayala adquiriu o Engenho Velho, trouxe da sua Terra Natal, na Espanha, a imagem de Nossa Senhora do Pilar, que passou a ser a Padroeira do lugar. Em 1854, foi criada a freguesia de Pilar. Com o progresso, foi elevada à categoria de vila em 1857. Em março de 1872, a lei 624 elevou Pilar à condição de município. Em 1944, o nome de Pilar foi mudado para Manguaba pelo fato da lagoa de mesmo nome ser o principal pólo turístico do município. Em 1949, o município voltou a se denominar Pilar.

[editar] Última execução capital

Em Pilar, registrou-se a última execução do Brasil, às onze e meia da manhã de 28 de abril de 1876. Foi executado o escravo Francisco, pertencente ao Dr. Joaquim Telésforo Ferreira Lopes Viana. Ele foi acusado de assassinar, juntamente com os também escravos Prudêncio e Vicente, o casal João Evangelista de Lima e Josefa Martha de Lima, proprietários do Hotel Central. O crime ocorreu em 28 de abril de 1874, dois anos antes da execução. O imperador D. Pedro II autorizou o enforcamento de Prudêncio. A visita de D. Pedro II a Pilar é considerada um dos mais importantes fatos históricos da cidade e da região.[6] O patíbulo que serviu de palco para montagem da forca foi construído às vésperas do "ato de justiça". A escada de acesso ao estrado tinha 13 degraus, totalizando 1,80 m de altura. A trave de suporte da forca foi regulada de forma que, ao cair, o corpo ficaria pendurado em um nível um pouco acima dos olhos da platéia. A rigor, houve várias execuções judiciais no Brasil, por enforcamento, tanto de escravos como de homens livres, entre os anos de 1855 e 1876. E até os últimos anos do império, o júri continuou a condenar à morte, ainda que, a partir desse ano de 1876 o imperador tivesse comutado todas as sentenças capitais, tanto de homens livres como de escravos.

[editar] Geografia

[editar] Localização

Pilar localiza-se a 09º35'50" de latitude sul e 35º57'24" de longitude oeste, a uma altitude de 13 metros acima do nível do mar. Pilar faz parte da Mesorregião Leste Alagoano, da Microrregião Maceió e ocupa uma área de 248,98 km². Pilar faz fronteira com os municípios de Atalaia, Boca da Mata, Lagoa manguaba, Marechal Deodoro, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Satuba. O acesso a partir de Maceió é feito através da rodovia pavimentada BR-316 e pequeno trecho em piçarra, com percurso em torno de 37 km.

[editar] Divisão Administrativa

[editar] Clima

O clima é tropical quente e úmido, chuvoso com verão seco, com forte incidência da radiação solar e umidade relativa do ar elevada em torno de 78%. O período chuvoso começa em fevereiro e termina outubro. A precipitação média anual é de 1.634,2mm. A temperatura média anual é de mais de 25°C. Os ventos predominantes são de Sudeste (durante todo ano) e Nordeste (nos meses mais quentes).

[editar] Vegetação

A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e cerrado/ floresta.

[editar] Relevo

O relevo de Pilar faz parte da unidade dos Tabuleiros Costeiros .Esta unidade acompanha o litoral de todo o nordeste, apresenta altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas. De modo geral,os solos são profundos e de baixa fertilidade natural.

[editar] Hidrografia

O município de Pilar está inserido na bacia hidrográfica do Rio Paraíba, que atravessa a porção central do município. Seus principais afluentes são: os Rios Salgado e Sumaúma Mirim e o Riacho Tangu. Banhando a porção W, o Rio Sumaúma Grande ou Varrela, e seus afluentes, o Rio de Pedra e o Riacho Mocambo. O padrão de drenagem predominante é do tipo pinado, uma variação do dendrítico. Todo esse sistema fluvial deságua no Oceano Atlântico.

[editar] Geologia

O município de Pilar encontra-se inserido na Província Borborema, representada pelos litótipos do Complexo Nicolau/Campo Grande, Formação Muribeca-Membro Carmópolis, Grupo Barreiras e Depósitos Flúvio-lagunares. Os solos dessa unidade geoambiental são representados pelos Latossolos e Podzólicos nos topos de chapadas e topos residuais; pelos Podzólicos com Fregipan, Podzólicos Plínticos e Podzóis nas pequenas depressões nos tabuleiros; pelos Podzólicos Concrecionários em áreas dissecadas e encostas e Gleissolos e Solos Aluviais nas áreas de várzeas.

[editar] Política Municipal

Prefeitura de Pilar

Prefeito: Carlos Alberto Canuto

Partido: PMDB

E-mail da Prefeitura: prefeituramunicipaldepilar@hotmail.com

Telefones Prefeitura: (82)3265-1628 3265-1633

Endereço: Pça. Floriano Peixoto, s/n - Centro

CNPJ: 12.200.150/0001-28

CEP: 57150-000

Fax Prefeitura: 3265-1633

[editar] Indicadores sócio-econômico

[editar] Produto Interno Bruto(PIB)

Quadro com dados do PIB do município de Pilar

A produção dos municípios do estado de Alagoas são analisados mediante a soma das produções em: Agropecuária, indústria, serviços e impostos. Veja ao lado um quadro com a produção dos referidos setores no município de Pilar.

[editar] Saúde

De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE (2008), o município de Pilar conta com 23 unidades de saúde, sendo 21 unidades municipais e 2 são privadas. Segundo o senso do IBGE (2009), o município de Pilar conta com 17 estabelecimentos de saúde que atendem pelo Sitema Único de Saúde (SUS).

[editar] Educação

Segundo o senso do IBGE (2009), o município de Pilar tem 6.766 estudantes matriculados no ensino fundamental e 1.398 estudantes matriculados no ensino médio. O município conta com o serviço de 272 docentes no ensino fundamental e 50 docentes no ensino médio.

[editar] Atividades Agropecuárias

A atividade agropecuária desenvolvida no estado de Alagoas, e consequentemente no município de Pilar, estarão subdivididas em produção agrícola, produção pecuária e produção de pescado. Assim, seguem alguns dados da produtividade em cada uma das referidas subdivisões da produção agropecuária de Pilar.

[editar] Produção Agrícola

Dados sobre agricultura em Pilar.

De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Pilar consiste no cultivo de: Banana, cana-de-açúcar, coco-da-baía, goiaba, laranja, limão, mandioca e manga.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Pilar, entre os anos de 2007 e 2008.

[editar] Produção Pecuária

Dados sobre a produção pecuária em Pilar

De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Pilar é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asininos, bovinos, bubalinos, caprinos, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, mel de abelha, muar, ovinos, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.

No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Pilar, entre os anos de 2003 e 2008.

[editar] Produção de Pescado

[editar] Agências Bancárias

Segundo dados de uma pesquisa direta, via internet, nas agências bancárias em 2008, Pilar conta com uma agência do Banco do Brasil S/A, localizada na Rua Dr. Luiz Ramos, n.º 43 - Centro; e com uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Dr. Luiz Ramos, n.º 188 - Centro

[editar] Comunicações

[editar] Rádios

Pilar FM 104,3 Rádio Comunitária

Rua Dep Rubens Canuto, s/n - Pilar - AL - - Tel. (82) 3265-4137

[editar] Transportes

Segundo um a pesquisa realizada pelo IBGE (2010), o Município de Pilar conta com uma frota de 3.189 veículos. Dos quais 1.565 são automóveis, 137 são caminhões, 12 são caminhões trator, 162 são caminhonetes, 137 são camionetas, 55 são micro-ônibus, 827 são motocicletas, 125 são motonetas, 56 são ônibus, 5 são utilitário e 108 são de outros tipos.

[editar] Aeroviário

[editar] Ferroviário

[editar] Hidroviário

[editar] Rodoviário

O Município de Pilar conta com uma frota de 1.565 automóveis, 137 caminhões, 12 caminhões trator, 162 caminhonetes, 137 camionetas, 55 micro-ônibus, 827 motocicletas, 125 motonetas e 56 ônibus.

[editar] Transporte coletivo urbano

O Município de Pilar conta com uma frota de 56 ônibus e 55 micro-ônibus.

[editar] Cultura

Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

EVENTOS

20/01 à 02/02: FESTA DE NOSSA SENHORA DO PILAR - Fevereiro ou Março: CARNAVAL –16/03: EMANCIPAÇÃO POLÍTICA – 28/04 – ENCENAÇÃO DA ÚLTIMA PENA DE MORTE DO BRASIL 29/06: CASAMENTO MATUTO – 07/07: SEMANA ARTHUR RAMOS – 22/08 FESTA DO FOLCLORE -07 e 16/09: DESFILES CÍVICOS - COMEÇO DE NOVEMBRO: 7 DIAS DO CERCO DE JERICÓ – Final de Novembro: FESTIVAL DO BAGRE - 30/11 a 08/12 FESTA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA – Dezembro: NATAL.


[editar] Espaços culturais

CASA DA CULTURA E MUSEU PROF. ARTHUR RAMOS (1993) ACADEMIA PILARENSE DE LETRAS (2001) SOCIEDADE FRATERNIDADE, INSTRUÇÃO E BENEFICÊNCIA DE PILAR (1884)

[editar] Figuras Ilustres

Arthur Ramos - Cientista Social, Antropólogo, Médico, Professor, Escritor, Folclorista, Etnólogo Arthur Ramos de Araújo Pereira

Adelino Ramos - Poeta e Músico

Augusto de Andrade - Poeta e Comediógrafo

Antonio Sapucaia - Jornalista e Desembargador

Benedita Santos de Lima (Mestra Bida) - Folclorista

Benigna Fortes - professora e Advogada

Costa Rego - Jornalista e Político

Dom Rosalvo da Costa Rego - Arcebispo

Enoque Barros - Promotor de Justiça

Fernando de Mendonça - Poeta

Gei William (William Malucu) - Artista Plástico

Heitor Alves - Tipógrafo e Filólogo

Jorge Barros - Radialista e Folclorista

Jorge Calheiros - Cordelista

José Benjamim - Poeta e Escritor

José Francisco da Costa Filho - Escritor

José Inaldo Soares dos Santos - Pesquisador e Historiador

Luiz Lula Filho - Estilista Internacional

Manoel Ramos - Médico

Nilo Ramos - Poeta e Músico

Padre Eduardo Tadeu - Comunicador e Jornalista

Paulo Ramos - Militar, Expedicionário da FEB

Pedro Camelo - Engenheiro e Professor

Ranilson França - Folclorista

Rubens Canuto - Deputado e Usineiro

Sérgio Moraes - Escritor, Comunicador e Poeta http://www.escritoresalagoanos.com.br/sergio-moraes

Zadir Índio - Jornalista

Zito Cabral - Jornalista


[editar] Patrimônio histórico, artístico ou natural

SÍTIO BONGA - (Pertencente a Família Alves Pinho) - Neste Sítio, localizado no bairro do Pernambuco Novo, registrou-se Oficialmente “A ÚLTIMA PENA DE MORTE DO BRASIL” em 28/04/1876, sendo Enforcado o Escravo Francisco (Vide pág. 40) e a Casa da Cultura reergueu a Forca no local em 2001 e anualmente, no dia 28 de Abril, é realizada uma Encenação, relembrando o Fato Histórico.

Lagoa Manguaba‎

A Lagoa Manguaba

É a maior do Estado de Alagoas, com 28 km por 05 km de extensão e constitui a região estuarina dos rios Paraíba do Meio e Sumaúma. Esta lagoa fornece uma visão digna de ser vista pelos turistas, além de oferecer pesca e passeio de lanchas e canoas por ilhas e ilhotas através de seus canais que são os seus principais atrativos. O ponto culminante se dá no povoado de Massagueira, onde se dá no encontro da lagoa com o mar.

[editar] Religião

Como em todo o Brasil, que é o maior País Católico do Mundo, em Pilar a Religião Católica é predominante, pois foi a partir da criação da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, em 1854, que a pequena povoação ganhou status de Vila e depois Cidade. As principais Igrejas são: Matriz de Nossa Senhora do Pilar (1879), Igreja de Nossa Senhora do Rosário (de 1800 e 1ª capela da Vila de Pescadores e do Engenho Velho), Igreja de São Benedito (1879), Rainha da Paz e Virgem dos Pobres; Nossa Senhora da Graça e Senhor do Bonfim (Chã) e as situadas nos antigos Engenhos do Grajaú, Lamarão, Engenho Novo, Usina Terra Nova e Camurupim, Etc. Existem também diversas Igrejas Evangélicas com seus cultos, destacando-se: Igreja Batista do Pilar, Assembléia de Deus, Testemunhas de Jeová, Igreja Quadrangular, Universal e Adventista da Promessa. Existe ainda o “Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade”, que é uma Religião Kardecista e alguns Centros de Umbanda do Sincretismo Religioso (Xangôs, Etc.).


[editar] Vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=ChywwjIhWKg

[editar] Esportes

[editar] Referências

http://www.cprm.gov.br

http://citybrazil.uol.com.br/al/pilar/geral_detalhe.php?cat=7

http://www.ferias.tur.br/informacoes/145/pilar-al.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Ramos

http://www.artigonal.com/turismo-e-viagem-artigos/arthur-ramos-ilustre-cidadao-de-pilar-al-1143604.html

http://www.prefeiturapilar.com.br/index.php?exibir=secoes&ID=34

http://wikimapia.org/7944545/pt/Pilar

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilar_(Alagoas)

http://www.panoramio.com/photo/40070252

http://www.ama.al.org.br/ama-al/

Colaboração: Sérgio Moraes

Municípios Alagoanos – Douglas Apratto Tenório: historiador – Rochana Campos: Geógrafa – Cícero Péricles: Economista – Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2006

Ferramentas pessoais
Secretaria de Planejamento