Jesuíta Barbosa

Jesuíta Barbosa
Picto infobox masks.png
JesuitaBarbosa.jpeg
Jesuíta Barbosa
Nome completo Jesuíta Barbosa
Data de nascimento 1991
Local de nascimento Salgueiro/PE
Ocupação Ator
Página oficial


Jesuíta Barbosa (Salgueiro/PE, 1991) é ator.

Biografia

Jesuíta Barbosa nasceu em Salgueiro, Pernambuco, em 1991, aos dez anos de idade muda-se para Fortaleza, no Ceará, onde começa a atuar em grupos de teatro na escola. Quando estava no terceiro ano do ensino médio, matricula-se no curso de atuação Princípios Básicos, no Teatro José de Alencar (TJA).

Em 2011, aluno do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará, começa a dar os primeiros passos no cinema, no curta-metragem "O Melhor Amigo", com roteiro e direção de Allan Deberton. Na sequência, participa de três filmes que estreiam em 2013: “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia, e “Cine Holliúdy”, de Halder Gomes.

Por seu trabalho em "Tatuagem", recebe o Troféu Redentor de Melhor Ator no Festival do Rio 2013.

Em 2014, está em três novos longas: “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, “Jonas e a Baleia”, de Lô Politi, e a produção inglesa “Trash”, de Stephen Daldry.

Ainda em 2014, estreia na televisão, no elenco da minissérie da TV Globo “Amores Roubados”, com estreia em janeiro.

Antes de se tornar uma das grande promessas do cinema brasileiro, faz vários espetáculos no teatro cearense. Desde 2008, participa, em Fortaleza, do coletivo As Travestidas, no qual adota o nome de Monnique Frazão, no espetáculo "Cabaré da Dama", que surge a partir de um solo do ator e amigo Silvero Pereira, “Flor de dama”, adaptação do texto “Dama da noite”, de Caio Fernando Abreu. Além de fazer parte do grupo Rimprovisando, com Mael Costa e Victor Alen, com o espetáculo de stand up comedy "Prostitutos do Improviso".

Ainda no teatro, atua nas peças: "A Cigarra e a Formiga", adaptação e direção de Cariri Costa; "Borboleta Acorrentada", dramaturgia e direção de Gabriel Matos; "O Mistério da Cascata", direção de Silvero Pereira; "Corpos Aprisionados" e "Deserdados", com o Centro de Experimentações em Movimentos; "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes, direção de Fernando Lira; "O Fabuloso Catador de Histórias", texto e direção de Lana Soraya.