Vista do Chefe de Estado em Ainaro. Imagem/PR.

AINARO, 19 de novembro de 2021 (TATOLI) – A comunidade de cinco sucos –  Mausiga, Soru Kraik, Manetu, Maneloba e Nunumoge – do Posto Administrativo de Ainaro do Município de Ainaro não tem acesso a eletricidade.

O Administrador do Posto Administrativo de Ainaro, Virgílio Pereira Amaral, falava à margem do diálogo entre a população do município e o Presidente da República, Francisco Guterres Lú Olo, para abordar a situação do país.

Assim, a autoridade pediu ao Chefe de Estado que convencesse o Governo central a aumentar a verba do capital de desenvolvimento para melhorar infraestruturas básicas.

Já no Orçamento Geral do Estado de 2022 o Governo prevê 3 milhões de dólares americanos, 84,952 dólares dos quais para o capital de desenvolvimento e os restantes para outras categorias.

Por sua vez, o Administrador do Posto de Maubisse, Luís Casimiro Lopes, apresentou a mesma preocupação com outros postos administrativos que têm falta de água, eletricidade e estradas.

“Apresentámos ao Chefe de Estado a nossa necessidade de mais infraestruturas básicas como estradas, eletricidade e água. Penso que estes problemas são os mais comuns”, referiu.

O dirigente salientou ainda que apenas 30% da população deste município (do total de 59,175 habitantes) tem acesso a eletricidade.

Ainaro tem quatro postos administrativos –  o de Ainaro, com sete sucos e 31 aldeias, Hatu-Builico, com três sucos e 21 aldeias, Maubisse tem nove sucos e 63 aldeias e Hatu-Udo dois sucos e 16 aldeias.

Respondendo às questões apresentadas pelas autoridades, o Chefe de Estado disse que o Governo central tem planos para desenvolver setores principais como infraestruturas, sítios turísticos, saúde, educação, entre outros.

“O Chefe de Estado relatará, no encontro semanal, ao Chefe do Governo as preocupações da população de Manufahi e de Ainaro”, referiu.

Notícia relevante: Manufahi pede a PR e Governo que resolvam problemas de educação, agricultura e infraestruturas básicas

Ainaro é um dos 12 municípios administrativos de Timor-Leste, localizado no sudoeste do país. Tem uma área de 797 km². A sua capital é a cidade de Ainaro.

Este município tem uma grande abundância de cursos de água e de terrenos férteis para a agricultura. Tem uma área litoral, na costa sul do país, mas também zonas montanhosas, incluindo o ponto mais alto de Timor-Leste, o Monte Ramelau (2.960 m).

Para além das línguas oficiais do país, o tétum e o português, no Município de Ainaro grande parte da população expressa-se também em mambai.

Notícia relevante: Presidente da República presta homenagem a heróis em Ainaro

Jornalista: Domingos Piedade Freitas

Editora: Maria Auxiliadora

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here