Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rubinero

Rubinero

Mama Cax é homenageada com um Google Doodle

Em homenagem ao Mês da História Negra, o Google Doodle desta quarta-feira celebra a modelo americana-haitiana e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, Cacsmy Brutus (1989-2019), mais conhecida por Mama Cax. Célebre por quebrar as expectativas em torno da beleza, a modelo e também advogada desfilou com orgulho pelas passarelas na sua perna protética, muitas vezes projetada com cores e padrões. A 8 de fevereiro de 2019, Mama Cax fez a sua estreia na passarela da Semana de Moda de Nova Iorque.

celebrating-mama-cax-6753651837110013.2-2x.png

Mama Cax nasceu Cacsmy Brutus em 20 de novembro de 1989, no Brooklyn, Nova Iorque, e cresceu em Port-au-Prince, Haiti. Aos 14 anos, ela foi diagnosticada com cancro ósseo e pulmonar. Como resultado do seu cancro, foi submetida a uma cirurgia malsucedida de substituição do quadril aos 16 anos, o que levou à amputação da sua perna direita. No início, Mama Cax estava deprimida e lutou para se aceitar com uma perna protética, pois queria que parecesse realista e combinasse com o seu tom de pele.

Com o passar do tempo, Mama Cax começou a aceitar e amar o seu novo corpo. Ela começou a usar capas protéticas estilosas com orgulho, incorporando-as como parte do seu estilo pessoal. Ela também começou a expressar o seu amor pela moda e pelo estilo com roupas coloridas, tintas de cabelo e maquilhagem ousada. Durante esse período de aceitação de sua deficiência, Cax também se dedicou ao atletismo e aprendeu a andar de bicicleta – ela chegou a completar a Maratona de Nova Iorque!

1907.jpg

À medida que o movimento de positividade do corpo crescia, Mama Cax percebeu que as mulheres negras e mulheres com deficiência eram sub-representadas nas redes sociais. Ela começou a postar regularmente e defender a inclusão na moda e usou também as redes sociais para discutir as suas inseguranças corporais. Ela entrou oficialmente na indústria da moda como modelo numa campanha publicitária em 2017 e foi contratada pela Jag Models logo depois. Em 2018, conseguiu uma capa da Teen Vogue e, no ano seguinte, Mama Cax desfilou nas semanas de moda de fevereiro e outubro em Nova Iorque.

A vida de Mama Cax foi tragicamente interrompida por complicações médicas em 2019, quando contava apenas 30 anos de idade. A modelo e ativista é lembrada por expandir a imagem de como as pessoas com deficiência deveriam ser ou se parecer. Obrigado por ser um modelo positivo e defender a inclusão no mundo da moda e da beleza, Mama Cax.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D