PUBLICIDADE

Mossoró, 22 de Março 2015 - 08:01hs

Noticias

Governadora Rosalba Ciarlini lança RN Sustentável na Região Assu-Mossoró

12 de Março de 2014

O maior projeto de desenvolvimento do Rio Grande do Norte, o RN Sustentável, foi lançado pela Governadora Rosalba Ciarlini nesta terça-feira (11), em Mossoró, no Hotel Villa Oeste. A ação integrada de Desenvolvimento Sustentável do estado é um acordo entre o Banco Mundial e o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, no valor total de US$ 540 milhões, para ser investido em um conjunto de ações de sustentabilidade em diversos setores em todos os 167 municípios potiguares. A etapa desta terça-feira contempla a região Assu-Mossoró.

A partir das demandas apresentadas pelo público alvo, foram destinados recursos para infraestrutura socioeconômica, tais como: novas estradas, incentivos turísticos, subprojetos produtivos e de acesso aos mercados para fortalecer as atividades produtivas regionais (caprinovinocultura, piscicultura, agricultura irrigada, apicultura, cajucultura, leite e derivados, artesanato, cultura e pequenos negócios); e ações de fortalecimento da governança local/territorial.

Dentro do projeto, serão investidos recursos de forma complementar em ações de formação e capacitação dos diversos atores e beneficiários envolvidos na implementação; financiamento de assistência técnica aos beneficiários dos subprojetos; realização de estudos, diagnósticos e elaboração de plano de negócios; divulgação e marketing de produtos e iniciativas apoiadas pelo RN Sustentável; eventos de mobilização e sensibilização dos atores; avaliação e acompanhamento pedagógico, entre outros.

A Governadora Rosalba Ciarlini, que esteve acompanhada de auxiliares do Governo, ressaltou a importância do projeto que permitirá o desenvolvimento igualitário entre todas as regiões do RN, com foco nas suas vocações. A chefe do Executivo potiguar relembrou que a parceria firmada entre o Banco Mundial e o Governo do RN começou a ser construída quando ainda era senadora da República.

“Lembro bem quando via os projetos de outros estados sendo aprovados pelo Banco Mundial e não havia nenhum para o RN. Quando assumi o Governo, quis adiantar essas ações para proporcionar um forte desenvolvimento do RN, mas ainda havia um grande problema. Encontrei o estado com grandes dívidas, sem capacidade de endividamento e sem credibilidade com as instituições bancárias. Para isso, passamos muito tempo organizando as nossas contas para conseguirmos pleitear ações ousadas como essa, indo aos Estados Unidos falar diretamente com o Banco Mundial, e dois anos depois conseguindo o maior projeto da história do RN”, lembrou a Governadora para o público que lotou o auditório do hotel.

Rosalba Ciarlini ainda enfatizou o apoio que recebeu da Assembleia Legislativa do estado para que fosse aprovado o acordo de empréstimo, com prazo de cinco anos para as aplicações dos recursos na cadeia produtiva, e consequente geração de emprego e renda e desenvolvimento igualitário dos municípios potiguares. As prioridades do RN Sustentável estão voltadas para regiões com baixo IDH e baixas condições básicas de vida.

Apesar do aporte financeiro angariado junto ao Banco Mundial, a Governadora declarou que as iniciativas para universalização da água como a perfuração e recuperação de poços, construção de cisternas e de barragens subterrâneas e a ampliação e construção de novas adutoras continuarão independente dos projetos regionais englobados no RN Sustentável. Outra medida ininterrupta será o avanço no saneamento básico no estado. A estimativa é que até o final de 2014, 80% do RN seja saneado e Natal passe a ser a primeira capital 100% saneada do Brasil.

O lançamento do Projeto RN Sustentável para a região Assu-Mossoró teve a participação dos prefeitos de Assu, Ivan Júnior; de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues; do prefeito em exercício de Mossoró, Francisco José Júnior; da secretária de Estado da Assistência Social, Shirley Targino e dos adjuntos da Educação, Joaquim Oliveira; do Planejamento, José Felipe Lacerda; da Saúde, Marcelo Bessa; do Turismo, George Lima; do deputado estadual José Adécio; a coordenadora do RN Sustentável, Ana Guedes; do reitor da UERN, Pedro Fernandes; do diretor Geral da Emater, Flávio Azevedo; do presidente da Fapern, Emanoel Nunes; do diretor do Campus Mossoró do IFRN, Jailton Barbosa dos Santos, e de Francisco José, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN.

Fotos: Elisa Elsie

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com